Orçamento indígena

A Fundação Nacional do Índio (Funai) nega à Coluna que tenha destinado apenas metade dos recursos disponíveis para o enfrentamento do novo coronavírus entre povos indígenas. Afirma que não comenta dados extraoficiais e que, até a presente data, já foi empenhado mais de 80% do orçamento. O órgão posiciona ainda que dá suporte a 313 barreiras sanitárias em todo o território nacional: “Prova da efetividade das ações é que não há, até o momento, nenhum registro de contágio entre povos isolados e de recente contato”.

Proteção
Conforme levantamento do Instituto de Estudos Socioeconômicos, a Funai gastou apenas 52% dos recursos destinados ao enfrentamento do novo coronavírus. Do programa “Proteção e Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas”, segundo o Inesc, apenas 46% do orçamento foi executado.

Genérico
O ministro do STF, Luís Roberto Barroso, negou recente a homologação da terceira versão do Plano Geral de Enfrentamento ao Covid-19 para Povos Indígenas e determinou que um novo documento seja apresentado até o dia 8 de janeiro. Segundo o ministro, o documento apresentado pelo governo federal permanece “genérico”.

Planos de saúde
Questionada pela Coluna sobre a inclusão da vacina contra o Covid-19 na lista de serviços mínimos dos planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar posiciona que o programa de imunização está a cargo do SUS: “O Ministério da Saúde é a autoridade sanitária responsável por estabelecer os critérios”.

Rol
O Ministério Público cobrou informações da Agência sobre as providências para incorporação do imunizante no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Para o MP, assim como ocorreu com os exames de diagnóstico do Covid-19, as vacinas aprovadas pela Anvisa devem constar na cobertura dos planos.

Segue o jogo
Senadores do MDB, pré-candidatos ao comando do Senado, minimizam a oficialização da candidatura de Baleia Rossi (SP) pelo bloco de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e mantêm o discurso de que a legenda chegará a um “consenso”, em janeiro, sobre o nome da legenda que irá disputar a sucessão de Davi Alcolumbre (DEM-AP).

CPIs & decretos
Logo após o anúncio da candidatura, Baleia Rossi foi avisado por deputados da oposição que o apoio dependerá, principalmente, de dois compromissos: não engavetar CPIs, como fez Rodrigo Maia (DEM-RJ), e levar à votação Projetos de Decretos Legislativos que questionam medidas do Executivo.

Independência?
Arthur Lira (PP-AL), candidato alinhado com o Planalto, tem lembrado que Rodrigo Maia (DEM-RJ) teve o apoio do ex-presidente Michel Temer e de Jair Bolsonaro, em 2019, para se reeleger: “Difícil entender a obsessão pela oposição e independência de ocasião”.

Cofre
Giovanna Victer, atual secretária da Fazenda de Niterói, irá integrar o primeiro escalão da gestão do prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM). Será anunciada na segunda para o comando da secretaria de Fazenda da capital baiana.

Ranking
Ranking da Sudene, que avalia a qualidade das administrações, mostra o Recife (PE) – outrora capital mais desenvolvida do Nordeste -, na sétima posição, abaixo de Fortaleza (CE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Natal (RN), Teresina (PI) e Aracaju (SE).

Mensagem
Em mensagem de Natal, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Azevedo, afirma que “amar e fazer o bem têm força terapêutica, pois confere sentido à vida, revigorando entusiasmo para seguir adiante”. E conclama: “Vamos juntos, com coragem, atravessar esse momento desafiador da nossa história”.

Tráfego
No Natal da pandemia, há quem dê uma força para manter as pessoas conectadas. Neste dia 25, a TIM vai isentar o tráfego de dados no Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok. Entre 8 e 20 horas, todos os clientes poderão usar esses apps sem gastar a internet do pacote, inclusive em ligações e chamadas de vídeo pelo WhatsApp.

ESPLANADEIRA
# Plataforma Gente debate futuro dos serviços financeiros. # Atriz Thaís de Campos cria workshop “Revelando os Segredos da Câmera para as Redes Sociais”, que acontece entre os dias 8 e 10 de janeiro de 2021.# Cuponeria prepara ofertas especiais para este fim de ano, com descontos de 60% em algumas marcas.

A seção Esplanadeira divulga informações de cultura, esporte, mercado, ações sociais e outras,
sem qualquer contrapartida de anúncios ou financeira. Envio de sugestões para
[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *