CPI do Esgoto vira alvo de disputa política e é sepultada na Câmara de Vitória

De férias da prefeitura, o prefeito Luciano Rezende (PPS) sofreu uma derrota na Câmara de Vitória. Embora o problema esteja cada dia se agravando mais, com praias sendo interditadas, os vereadores decidiram sepultar a criação da CPI do Esgoto, que teria como missão apurar de quem é a responsabilidade pela poluição e apresentar soluções para o tema. Apenas quatro parlamentares, todos da base, votaram a favor pela criação da comissão: Davi Esmael (PSB); Fabrício Gandini (PPS); Vinícius Simões (PPS) e Rogerinho Pinheiro (PHS). Nos corredores do Legislativo, no entanto, circularam rumores de que a decisão de arquivar a CPI teve pedido do Palácio Anchieta. O líder do PMDB, Zezito Maio, bem exaltado fez a defesa e negou qualquer interferência por parte do Governo no assunto. Aliados do Executivo lamentam a decisão, já que, segundo eles, seria uma chance da prefeitura “passar a limpo a poluição em Vitória”.

Dois pesos…
Se em Vitória há uma tentativa de deixar o problema no colo da prefeitura, o mesmo não acontece em Vila Velha. Um dia após o anúncio de que as principais praias do município estavam contaminadas com esgoto, o governador Paulo Hartung (PMDB) deu uma ajuda de R$ 650 milhões para o prefeito Rodney Miranda (DEM), seu aliado da linha de frente e que vai disputar a reeleição nas eleições de outubro. O dinheiro será aplicado para obras de saneamento no município.

Apoio que segue
E nesta sexta-feira, o governador Paulo Hartung (PMDB) estará em Vila Velha desta vez para participar da ordem de serviço para construir uma estação de bombeamento do Canal da Costa. O valor da obra: R$ 11,8 milhões. Em ano eleitoral, é tudo que o prefeito precisa para aumentar sua popularidade na cidade.

Corte na Corte
Com a crise financeira que atinge o país e sem previsão de prazo para ser contida, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) decidiu rever as despesas com aluguel de carros oficiais. O presidente da Corte, desembargador Annibal de Rezende Lima, quer avaliar a necessidade de reavaliar o contrato e a possibilidade de reduzir a frota. O relatório com o corte das despesas deve ficar pronto em até 40 dias.

Carteirada
Em pleno ano de 2016 ainda tem gente achando que pode ter vantagens pelo cargo público que ocupa. Nesta quinta-feira, por exemplo, um prefeito chegou ao Palácio da Fonte Grande e entrou sem esperar para receber o crachá de identificação. “Sou prefeito” disse na recepção. E entrou enquanto outros visitantes esperavam o documento.

Despedida
O deputado federal Jorge Silva está de malas prontas para deixar o PROS. O parlamentar está de conversas com outras legendas e, apesar de ser cogitado para se lançar como candidato a prefeito, não deve mesmo disputar a prefeitura de São Mateus.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada