Manobra na Câmara para barrar mudança no orçamento de Vitória

Pela terceira vez só esta semana, os vereadores de Vitória fizeram uma manobra para não votar projeto que mudança o orçamento da prefeitura proposto pelo prefeito Luciano Rezende. A matéria, que já se arrasta no Legislativo sem uma definição, concede mais autonomia ao Executivo para mexer em até 20% da peça orçamentária sem precisar de autorização da Câmara. A oposição, no entanto, quer que esse índice seja de apenas 5%. Diante do impasse, os parlamentares, embora presentes, não registraram presença para a votação. Dos 15, apenas 9 estavam na Casa. Alguns estavam batendo papo do lado de fora. O clima esquentou durante a sessão e o vereador Fabrício Gandini (PPS), aliado do prefeito, chegou a chamá-los de covardes. Zezito Maio (PMDB) ficou alheio à provocação e ainda jogou beijo para os colegas que estavam no plenário…

Na defesa
Vereadores da base aliada alegam que o percentual de 5% do orçamento é baixo, principalmente se comparado com outros poderes. Na Serra o limite é 25%, em Vila Velha 45%. No governo do Estado 20%. “Nesse momento de crise é fundamental para o gestor remanejar o orçamento para executar serviços importantes”, disse o vereador Luiz Emanuel (PPS), destacando ainda que há uma conspiração na Casa contra a cidade. Colocou em dúvida se a manobra está ligada à questões eleitorais.

De carona
Diante da polêmica, quem deitou e rolou na ausência dos colegas foi Luiz Emanuel (PPS). Ele aproveitou o gancho para colocar em debate o projeto da bancada do PPS que reduz para nove o número de parlamentares no Legislativo da Capital. Segundo ele, com a redução haveria uma economia de R$ 20 milhões em quatro anos nos cofres públicos. O bolso do cidadão agradece!

A voz do povo
O advogado André Moreira deve ser mesmo o candidato do PSOL na disputa pela prefeitura de Vitória. Ele foi o único que oficializou no partido sua candidatura. Mas o martelo só será batido mesmo durante a convenção eleitoral, sem data definida para acontecer. André diz que será a voz dos pobres e oprimidos.

Homenagens
Nesta sexta-feira, a deputada Janete de Sá (PMN) vai receber os colegas para uma sessão solene em homenagem ao Dia do Ferroviário e ao Dia Internacional do Trabalhador. Trabalhadores da Vale no Estado e em Minas Gerais vão receber placas e diplomas.

Despedida
A convite do desembargador Annibal de Rezende Lima, o procurador-geral do Ministério Público Estadual, Eder Pontes, participou da sessão no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) na tarde desta quinta-feira. Na ocasião, ele aproveitou para fazer uma despedida simbólica do cargo que ocupou nos últimos quatro anos. No seu lugar, assume a procuradora Elda Spedo. A solenidade de transferência de cargo acontece na próxima segunda-feira.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada