Hélder confirma recuo e não vai disputar prefeitura de Cariacica

Assim como a Coluna publicou algumas vezes e como o meio político já esperava por essa decisão, o deputado federal Hélder Salomão (PT) decidiu recuar da disputa pela prefeitura de Cariacica. O anúncio aconteceu neste sábado (10) durante encontro do partido no município. O petista, única aposta do PT com chances reais de ser eleito, abriu mão da briga e vai manter seu mandato em Brasília, mas mesmo assim vai participar do processo eleitoral percorrendo a cidade com o candidato escolhido pelo partido para sucedê-lo. Hélder já vinha dando sinais de que recuaria, principalmente porque na era da crise financeira, dificilmente conseguiria fazer uma boa gestão. Outro fator que teria pesado na sua decisão foi a da candidatura simbolizar um retrocesso, já que na Câmara ele tem chances de fazer um trampolim político para o Senado e, mais a frente, concorrer a uma eleição para Governo do Estado.

Popularidade
As pesquisas apontam que Hélder derrotaria com folga o projeto de reeleição do atual prefeito Geraldo Luzia, o Juninho (PPS). Com o PT lançando um substituto não se sabe se o candidato conseguirá absorver a popularidade do deputado. Nas últimas eleições, por exemplo, a ex-deputada Lucia Dornelas, apoiada por ele, não ficou nem entre os três primeiros colocados.

Oportunidade
Sem Hélder na disputa, o deputado Marcelo Santos (PMDB) ganha força no seu projeto de concorrer ao Executivo cariaciquense. Segundo a Pesquisa De Olho no Poder – Eleições 2016 Flexconsult/Rede Vitória, o peemedebista tinha uma diferença de apenas sete pontos atrás do petista. O jogo pode virar para o parlamentar…

Substituto
A partir de agora, o PT começa a discutir internamente quem será o substituto de Hélder na chapa. Entre os cotados estão o vereador de Cariacica Celso Andreon e da ex-secretária de Educação Célia Maria Vilela Tavares.

Explicação
Na próxima segunda-feira, o vereador de Cariacica Celso Andreon (PT) vai pedir à presidência da Câmara explicações sobre o possível nepotismo cruzado envolvendo o deputado Sandro Locutor (PROS) e o vereador César Lucas (PV). Segundo ele, o fato coloca em xeque a credibilidade da Casa. “Quero que ele coloque todos os documentos necessários à disposição da Justiça”.

Afastamento
Andreon vai solicitar ainda informações se durante o período em que estava viajando com Sandro Locutor, que era nomeada no gabinete de Lucas, pediu licença, já que ficou uma semana fora das atividades. “Ele tem que provar e não só discursar”, sentenciou.

Lançamento
Na próxima segunda-feira (13), petistas devem se reunir na Ufes para o lançamento do livro “Resistência ao Golpe de 2016”, uma coletânea de 103 artigos de intelectuais e artistas brasileiros e estrangeiros que analisa as raízes do golpe e toda a luta para detê-lo. Em Brasília, o evento contou com a presença de Dilma. No Rio, foi o ex-presidente Lula que marcou presença. O encontro acontece às 18 horas.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada