Blocão de VV tenta resistir à ressurreição de Rodney e fortalecimento de Neucimar

Rodney Miranda (DEM) era considerado ‘cachorro morto’ até pouco tempo atrás. Vários fatores desgastaram, e ainda desgastam, o prefeito de Vila Velha. Podemos citar, entre outros, sua viagem aos Estados Unidos enquanto Vila Velha enfrentava uma de suas piores inundações da história; seu polêmico apoio ao assassinato de um rapaz que invadiu a Prefeitura; a greve dos servidores; o jeitão tido como não amigável, que agora sua equipe de comunicação tenta, às pressas, mudar no âmbito das redes sociais e o consequente mau desempenho nas pesquisas de intenção de voto. Por falar nas redes, as de Rodney estão lotadas de propaganda da Guarda Municipal, da primeira estação de bombeamento da cidade, pavimentação de vias, pontes, iluminação… Mas, sem dúvida alguma, sua maior demonstração de que está no páreo se deu neste sábado (23), quando foi anunciada a parceria com Amaro Neto (SD), selando o compromisso entre Democratas e Solidariedade. O Rodney ‘cachorro morto’ agora se transformara em um agente político com real chance de vencer novamente o pleito, ao ganhar importantes apoios.

Contexto

Neucimar Fraga (PSD), que pretende travar o terceiro turno de 2012 com Rodney, tenta atrair para si o PMDB de Hércules Silveira. Para isso precisa levar ao sacrifício a pré-candidatura de Enivaldo dos Anjos (PSD) em Vitória, fortalecendo a candidatura de Lelo Coimbra (PMDB) como forma de retribuir o apoio em Vila Velha. Enivaldo não teria apresentado resistência alguma e Neucimar confirma, sem reservas, que tem intensas conversas com o PMDB, cujos resultados só serão conhecidos assim que Dr. Hércules disser se é (ou não) candidato. Acontece que o deputado só irá se decidir nos 45 minutos do segundo tempo. No meio de toda essa teia de articulações, ele segue empacando o blocão de nove partidos da ‘terceira via’, que a cada dia perde mais uma oportunidade de construir, ou fortalecer, o nome do seu líder. Max Filho (PSDB) segue o mesmo caminho do colega do grupo e vem inflando a pré-candidatura de Jorge Carreta (PSDB).

Um nome

Resta ao blocão trabalhar com as possibilidades reais que têm: Rafael Favatto (PEN), Gilsinho Lopes (PR) e Euclério Sampaio (PDT). Favatto, ciente do desfalque que o grupo de partidos pode ter com a saída do PMDB, tem conversado com Gilsinho e Euclério para agregá-los em torno do seu nome e não descarta a possibilidade de ter como vice o pré-candidato do PSDB. Seria condição dos tucanos, aliás, para compor aliança, encabeçar a chapa ou ficar como vice. O blocão tenta a todo custo não rachar, para não perder ainda mais força, e busca diálogo com outras siglas que ainda não compõem o grupo, como o PPS do vereador Ricardo Chiabai e o PSDC. Ao ser questionado pela coluna se acredita no potencial do blocão contra Rodney e Neucimar, principalmente pelos novos acordos firmados ou encaminhados, Favatto disse que não adianta jogar política de bastidor se ela não for combinada com a população. Para embasar sua fala, citou reviravoltas nos processos eleitorais de 2012 do próprio Rodney Miranda, de Luciano Rezende (PPS) em Vitória e Juninho (PPS) em Cariacica.

Travador

Enquanto trava o blocão e bate o pé de que é pré-candidato, Hércules Silveira vai para a Assembleia Legislativa trabalhar, mesmo com o recesso do Legislativo. É, inclusive, de autoria do peemedebista o projeto que tem a finalidade de acabar com as folguinhas de julho dos deputados estaduais. Ele diz que não irá sossegar enquanto a iniciativa, que tramita há um ano, não for votada no Plenário.

Versus

Givaldo Vieira (PT) criticou o projeto de Magno Malta (PR), Escola Sem Partido. Para o deputado, trata-se de um projeto inconstitucional – tese endossada pelo MPF – que afronta os princípios fundamentais da educação ao sugerir censura ao pluralismo de ideias. Na consulta pública do Senado, a maioria se posiciona de forma contrária ao Escola Sem Partido. O placar aponta 180 mil internautas contrários e 172 mil favoráveis.

De fora

Cotado inicialmente para o posto de vice-prefeito em Colatina, Leonardo Caetano – o Léo Produções (PDT) – deve ser lançado como o cabeça de chapa, já que Josias da Vitória (PDT) não irá concorrer ao pleito na cidade do Noroeste capixaba. A convenção do partido em Colatina acontecerá no próximo dia 30 de julho.

Em Vitória

Com a presença confirmada do governador Paulo Hartung (PMDB), acontece nesta segunda-feira (25) a solenidade de posse da nova diretoria do Movimento Empresarial ES Em Ação. A nova diretoria vale para o triênio 2016/2019 e tem como presidente o diretor da Fucape, Aridelmo Teixeira.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada