Pré-campanha aquecida na Serra

A histórica polarização eleitoral na Serra começa a ganhar cada vez mais corpo. Sergio Vidigal (PDT), que chegou a ser ameaçado de expulsão pelo partido pelo voto anti-Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados, e Audifax Barcelos (Rede), que está a todo vapor com sua agenda 18 (que remete ao número da sigla) nas comunidades do município, deixam isso cada dia mais evidente. Depois do teatro de Bruno Lamas (PSB) de que poderia ser uma terceira via no município, até que finalmente anunciou que apoiaria o atual prefeito – coisa que todo mundo já suspeitava -, e da atual pressão que Vandinho Leite (PSDB) encontra para não ser candidato, Vidigal promoveu no Facebook a fanpage Movimento Sou Sergio Vidigal. Supostamente, o canal é feito por apoiadores do pedetista. Todavia, a descrição, que afirma que a página é gerida por um grupo de cidadãos preocupados com o rumo da Serra e que quer a volta do desenvolvimento e das oportunidades para todos, deixa muitas dúvidas. Sem contar a disputa velada na Câmara Municipal entre situação e oposição, que tem como protagonista a presidente Neidia Maura Pimentel (PSD). O cenário só tem se afunilado cada dia mais e chama a atenção a famosa terceira via não pegar de jeito nenhum no município. A candidatura de Givaldo Vieira (PT) é outra que pode desaguar em uma aliança, contribuindo para o fortalecimento do cabo de guerra dos dois grupos tradicionais.

Juntos

Começam a circular nos Bastidores informações que dão conta de uma política de aliança entre o blocão de Dr. Hércules (PSDB) e o DEM de Rodney Miranda. Agora está explicado o medo do blocão de rejeição a um nome – ou aliança – definidos. A situação do prefeito não é muito confortável por lá, conforme apontam as pesquisas.

Armados

Rodney, a propósito, está todo feliz com sua guarda municipal. Com certeza será uma das suas principais bandeiras na disputa à reeleição. O prefeito também é o único, entre os quatro das principais cidades da Grande Vitória, que ganhou um selinho azul da rede de Mark Zuckerberg. Apesar de ser o que tem a menor quantidade de curtidores.

Caminho errado

A Rede Sustentabilidade questionou o TRE-ES sobre o prazo correto de desincompatibilização do cargo de um postulante a vereador em Cachoeiro. Contudo, tanto o TRE-ES quanto a Procuradoria Regional Eleitoral desconheceram a consulta, que teria descumprido um pré-requisito.

Definição

Gustavo de Biase (Rede) já tem o aval da direção nacional para ser vice na chapa de Luiz Paulo (PSDB), mas a definição das partes só deve ocorrer na semana que vem. O porta-voz estadual da Rede, que em outra eleição se defendeu como o que tinha coragem para mudar, disse que o convite do PSDB foi uma honra. A aliança, como Marina Silva gosta de defender, depende da convergência de uma agenda programática entre as partes.

Agenda

O governador Paulo Hartung (PMDB) foi homenageado nesta sexta-feira (15) pelo Exército Brasileiro no Rio de Janeiro e amanhã é esperado em Domingos Martins para participar de evento da Findes. O ministro capixaba Marcos Pereira (PRB) será um dos palestrantes.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada