Gilson Daniel se une à ex-rival Solange Lube em Viana

Na política tudo é possível, como os próprios agentes gostam de dizer. Se antes eram rivais, agora o prefeito Gilson Daniel (PV) e a ex-prefeita Solange Lube (PMDB) andam juntos para vencer as eleições municipais deste ano. Carlos Lopes, então pré-candidato ao Executivo pelo PMDB, vai disputar o Legislativo. Em contrapartida, Lube indicou o empresário Mazinho Zucoloto (PMDB) para o posto de vice de Gilson Daniel, que rompeu com Renato Casagrande (PSB)e agora é aliado do governo. A confirmação se deu em convenção do PMDB de Viana realizada nesse sábado (30). Gilson, que deve ganhar a eleição, poderá ainda não cumprir os quatro anos do próximo mandato. Isso porque faria parte do acordo, primeiramente, a sua eleição para a presidência da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), já que Dalton Perim (PMDB) deixa a associação no início do próximo ano, e o seu lançamento como candidato a deputado federal em 2018. Com a saída de Gilson Daniel, quem fica com a Prefeitura? O aliado de Solange Lube, Mazinho Zucoloto, que devolveria à família parte da influência perdida em 2010, quando Lube foi derrotada por Gilson.

Esvaziamento da oposição

Em abril estavam cotados para disputar, além do atual prefeito, Carlos Lopes (PMDB), Faustão (PDT), Idomar Passamai (PSDB) e Moisés dos Aposentados (PMB). Além disso, uma frente de partidos, formada por PDT, PMDB, PCdoB, PR, entre outros, buscava um nome de consenso para destronar Gilson. Antes forte, a frente foi completamente diluída. O vice-prefeito Faustão, que rachou com Gilson, abriu mão da candidatura em prol do amigo Demósthenes de Carvalho (PDT), que agora também não vai para a disputa. Ficará a cargo de Irani Inácia da Silva (PDT), presidente da Câmara Municipal, a difícil tarefa de tirar votos do prefeito.

Numerologia

Convenção do PMN realizada nesse sábado em Jaguaré (e amplamente divulgada com um 33 de todo tamanho) confirmou a pré-candidatura à reeleição do prefeito Rogério Feitani e lançou 88 candidatos a vereador em uma coligação com nove partidos. Na Grande Vitória, o PMN declarou apoio a Juninho (PPS), Neucimar Fraga (PSD) e Gilson Daniel. Já em Fundão, lançou a pré-candidatura de Adriano Ramos (PMN) na disputa pelo Executivo, com André Ribeiro (PSDB) na vice.

Loading

As conversas entre o pré-candidato à Prefeitura de Vitória, Amaro Neto (SD), e o vereador Sérgio Magalhães (PTB), cotado para vice, dependem de algumas condicionantes para se transformarem em aliança. Ambos já haviam firmado compromissos com outras lideranças, que agora precisariam ser realinhados.

Recepção

Pré-candidato à Prefeitura de Aracruz, Alcântaro Filho (Rede) recebeu na cidade o dirigente da Executiva Nacional, Rafael Sodré, e o porta-voz estadual, Gustavo De Biase. O encontro determinou que a pré-candidatura da Rede na cidade é uma das prioridades no Estado. A sigla também terá candidato às prefeituras de Cachoeiro, Cariacica e Serra.

Plus

Convenção do PDT em Cariacica reafirmou apoio à reeleição do prefeito Juninho, que será confirmada nesta segunda (1º) em convenção do PPS. Rafael Favatto (PEN), pré-candidato à Prefeitura de Vila Velha, esteve no evento, já que o PEN anda junto com o PDT na cidade.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada