Ifes Vila Velha quer seu nome distante da politicagem na cidade

O campus Vila Velha do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou uma nota pública em que esclarece que o curso técnico integrado ao ensino médio que será ofertado a partir do primeiro semestre do ano que vem estava previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional para o período 2014/2019 e que foi pactuado “sem intermediação de terceiros”. Com o texto, a unidade quer afastar boatos sobre o real responsável pela abertura do curso. “Ressaltamos que não há nenhum envolvimento político ou acordo com quaisquer candidatos. O Campus e as futuras ofertas de cursos não devem ser utilizadas em campanhas políticas”, finaliza a nota assinada pela diretora geral Denise Rocco de Sena.

Em tempo

Nesta terça-feira (27), o Diretório Acadêmico do Ifes Vila Velha realizou um debate com os candidatos a prefeito. Estiveram presentes Rodney Miranda (DEM), Max Filho (PSDB), Rafael Favatto (PEN), Liu Katrini (PSOL), Vasco Alves (PPL) e Neucimar Fraga (PSD), que é acusado de tentar se apropriar do curso em seu programa de TV. Acontece que no vídeo em questão – pelo menos no veiculado oficialmente – Neucimar diz que vai trabalhar para que o Ifes possa oferecer esse curso e não que tenha sido ele o responsável pela abertura. Uma denúncia foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral no Espírito Santo (TRE-ES) para esclarecer devidamente os fatos.

Sem esquecimento

O episódio em que Armando Fontoura (DEM), líder do Movimento Vem Pra Rua, bateu o ponto e foi para casa durante três meses na Câmara Municipal de Vitória não foi esquecido. O atual candidato a vereador tem sido bombardeado nas redes sociais pelos internautas. “Diz o Armandinho que é do bem… Mas ele já bateu ponto e não trabalhou quando era assessor da Câmara de Vitória”, afirma em sua página o professor Max Dias, da Juventude do PT.

Teia política

Apesar de ter em seu palanque o ex-governador Renato Casagrande (PSB), o candidato a prefeito de Vila Velha, Rafael Favatto (PEN), gravou vídeo em apoio a Erick Musso (PMDB) – hartunguista de carteirinha. “Estou aqui da Ales dando apoio ao Erick através das emendes parlamentares e do nosso conhecimento, junto com o governador Paulo Hartung”, declarou Favato.

Parceria

Luiz Paulo (PSDB) e Sergio Majeski (PSDB) estão mesmo ‘fechados’ com o PPS. Além de apoiar Luciano Rezende em Vitória, também deram aquela força a Juninho, em Cariacica, gravando vídeos para o candidato. Falando no ex-prefeito, ele estava todo animado conversando com jovens em Jardim da Penha, na capital. Em companhia do porta-voz da REDE, Gustavo de Biase, resolveu ‘pagar de cantor’. Não fez feio.

Representação

A presidente nacional do Partido da Mulher Brasileira (PMB), Suêd Haidar, resolveu se manifestar em carta aberta sobre as críticas que fazem ao partido, por supostamente não ter mulheres – não fazendo assim jus ao nome. “Dos nossos candidatos, mais de 42% são mulheres, brasileiras, mães, filhas e netas”, diz ela no documento em que afirma que o PMB tem a maior proporção de participações femininas da história em uma eleição.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada