Após reeleger Audifax numa das maiores cidades do país, REDE já tem pretensões para a próxima eleição

Após participar da primeira eleição de sua trajetória, tendo em vista sua oficialização em fevereiro de 2013, a REDE Sustentabilidade já começa a apresentar suas pretensões para 2018. No Estado, o partido de Marina Silva reelegeu Audifax Barcelos (REDE) na Serra – uma das maiores cidades do país -, elegeu 12 vereadores e conseguiu, por meio de apoio declarado no segundo turno, a reeleição de Juninho (PPS) em Cariacica, Gilson Daniel (PV) em Viana e Luciano Rezende (PPS) em Vitória. Após realizar reunião com a Executiva Estadual nesta segunda-feira (7), foi decidido que a meta da sigla é instalar comissões provisórias (diretórios municipais temporários) em todos os 78 municípios capixabas. Atualmente a REDE está em 40 deles. “Acredito que é possível, montando uma chapa coesa, eleger dois deputados estaduais e um deputado federal em 2018”, comentou o porta-voz estadual, Gustavo de Biase. “Seria importante para nós no Estado e para o partido também”, justificou. A ideia é aumentar a representatividade da REDE na Câmara dos Deputados, onde, das 513 cadeiras, só ocupa quatro com Alessandro Molon, Aliel Machado, João Derly e Miro Teixeira. Apesar dos boatos de que algumas lideranças estaduais estejam flertando com a REDE, De Biase nega que seja uma prática do partido estender convites para a composição dos quadros. “A gente não trabalha com convite. Mas caso haja o interesse de pessoas com perfil vamos dialogar”, ressalta.

Desuso

Rose de Freitas (PMDB) é a única senadora do Espírito Santo que não solicitou o auxílio-moradia fornecido pelo Senado neste ano de 2016. Magno Malta (PR) utilizou o benefício, de R$ 5.500 por mês, de janeiro a outubro, totalizando R$ 55 mil. Já Ricardo Ferraço (PSDB) solicitou auxílio-moradia por dois meses (janeiro e fevereiro) e desde abril tem feito uso do imóvel funcional.

Jucá vai ter de esperar

Falando em Rose, a senadora conversou com a coluna nesta segunda-feira após o encontro com Michel Temer (PMDB) para definir a permanência dela como líder do governo no Congresso. Após afinarem a pauta governamental, os dois decidiram que o assunto só será tratado depois do feriado do dia 15. Até lá, Rose fica.

Quase lá

Em mensagem destinada aos que o acompanham nas redes, o deputado federal Paulo Foletto (PSB) agradeceu orações e manifestações de carinho em prol da sua recuperação. A previsão da junta médica é que o parlamentar tenha alta na semana que vem. Há 14 dias, Foletto passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor benigno na medula.

Ajuda

A Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (Adepes), em parceria com a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo (Famopes) e a Ouvidoria da Assembleia Legislativa, ministrou um curso de pacificação de conflitos na Câmara Municipal de Cariacica. A ideia é capacitar pessoas que queiram agir na resolução de pequenos desentendimentos, como disputas entre vizinhos e familiares. Segundo Pedro Coelho, presidente da Adepes, o projeto percorrerá todo o Estado em 2017.

Debate

O Diretório Municipal do PSOL de Vila Velha realiza nesta quarta-feira (9), em parceria com a Associação de Moradores de Itapoã (Ami), o debate “A Dívida Pública e a retirada de direitos”. A atividade terá início às 18h30, na sede da associação, e será aberta ao público. O debate será conduzido por Carlos Pereira de Araújo, presidente estadual do PSOL, e Lujan Miranda, coordenadora do Núcleo Capixaba da Auditoria da Dívida Pública.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada