Volta de Rodrigo Coelho à Assembleia Legislativa acende sinal amarelo para Theodorico Ferraço

O retorno de Rodrigo Coelho (PDT) à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) acendeu o sinal amarelo para Theodorico Ferraço (DEM), que pretende ser eleito novamente como o presidente da Casa. Há um bom tempo o meio político vem dizendo que a volta do pedetista à Assembleia tem como principal motivação o interesse em também disputar o comando da Mesa Diretora, sob as bênçãos do Palácio Anchieta. Coelho assumiu a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) em janeiro deste ano, após a saída de Sueli Vidigal (PDT). Com seu retorno, Luiz Durão (PDT), o suplente, deve deixar a Casa caso alguma costura com o governo não seja feita.

Disputa difícil

A unanimidade em torno do nome de Ferraço para mais um mandato estaria enfraquecida na Assembleia. Apesar da PEC da reeleição ter sido aprovada por 20 parlamentares em segundo turno e reprovada por apenas quatro (Sergio Majeski, Guerino Zanon, Nunes e Padre Honório), isso não significa que o veterano terá o voto das duas dezenas de colegas na eleição. Uma indicação do governo para voto em Rodrigo Coelho dificultaria a vitória do demista – isso sem contar o enfraquecimento político que sofreu nas últimas eleições, quando seus candidatos a prefeito foram derrotados no Estado.

Patriota

A deputada estadual Luzia Toledo (PMDB) fez questão de lembrar no feriado de Proclamação da República que é de sua autoria – quando foi senadora (1999-2000) – a lei federal que prevê o estudo dos símbolos nacionais (bandeira, hino, armas e selo) como tema do ensino fundamental.

Nova visita

O governador Paulo Hartung (PMDB) terá um novo encontro com Rodney Miranda (DEM) nesta sexta-feira (18), em Vila Velha. É que o peemedebista participará, às 15h, da solenidade de reabertura do Farol de Santa Luzia, na Praia da Costa. Depois de ficar fechado por cerca de 15 anos, o monumento de 1870 foi reformado graças a um convênio entre a Prefeitura de Vila Velha e o governo do Estado.

Incontáveis

São muitas as reuniões que têm sido realizadas com prefeitos e vereadores eleitos Estado afora. Nos últimos dias, o deputado Padre Honório, por exemplo, se encontrou com o chefe do Poder Executivo de Alto Rio Novo, Borel (PMDB), e com o vice-prefeito eleito de Barra de São Francisco, Denilson (PEN).