Audifax em alta: dez projetos do prefeito são aprovados pela Câmara após meia hora de análise

Por Weverton Campos ([email protected])

A debandada da presidente da Câmara Municipal da Serra, Neidia Maura Pimentel (PSD), para o ‘time’ do prefeito Audifax Barcelos (Rede) parece ter dado o seu primeiro fruto. Após convocar uma sessão extraordinária para a manhã desta sexta-feira (13), o prefeito reeleito viu todos os seus dez projetos de lei (PLs) aprovados pelos vereadores. Entre os objetos dos respectivos PLs estão a autorização para o Executivo promover alienação por doação das unidades habitacionais do Programa de Aceleração do Acrescimento (PAC) do governo federal; diretrizes para a elaboração da lei orçamentária de 2017; medidas de contenção de despesas; entre outros. A sessão foi presidida por Neidia e os vereadores aprovaram todos os projetos após uma análise de apenas meia hora, como se isso fosse tempo suficiente para analisar seriamente qualquer documento – ainda mais dez. Independente das intenções dos PLs enviados pelo Executivo, é difícil imaginar que, caso Neidia ainda estivesse do outro lado da moeda, tudo teria corrido tão livre, leve e solto.

Ex-aliado

Falando na Serra, o deputado federal Sergio Vidigal (PDT) jura de pé juntos que “nem quando prefeito” se “envolvia na eleição da Câmara”. Sobre o vira-casaca de última hora de Neidia, Vidigal diz não querer polemizar. “Não quero polemizar com a Neidia porque na vida às vezes a gente procura motivo para tomar alguma decisão”, filosofa o parlamentar, que disse que para ele foi uma surpresa muito grande a decisão da vereadora de figurar como presidente do grupo ligado a Audifax, tendo em vista todo o discurso – e as atitudes – de oposição adotados anteriormente pela presidente da Câmara. “Só o tempo vai dizer se a posição dela é de independência ou de negociação. Torço para que ela seja imparcial”, diz Sergio. Difícil é imaginar um político imparcial…

Migué

Assim como Audifax Barcelos (Rede), Max Filho (PSDB) resolveu exonerar praticamente todos os cargos comissionados da administração municipal, a fim de cumprir a promessa de reduzir o número de vagas dessa natureza. Em breve, como já é de praxe nas prefeituras, vai reocupar as vagas com seu ‘pessoal’.

Arranhos

Apesar de ser outra prática de praxe após as eleições, a política de reaproveitamento de ‘cabos eleitorais’ por parte de Max Filho e Luciano Rezende (PPS) não está sendo bem digerida. Vão nomear Magno Malta (PR) e Lelo Coimbra (PMDB) também?

Melhorando

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho (PSB), permanece internado no Hospital Evangélico, pois ainda necessita do uso de antibióticos para o tratamento de uma infecção cutânea na perna direita. A alta do pessebista deve ocorrer em breve, segundo o médico que acompanha o tratamento.

Limites

Luciano Paiva (PROS), prefeito de Itapemirim, e Amanta Quinta (PSDB), prefeita de Presidente Kennedy, tiveram uma reunião com o Idaf para tratar sobre a redefinição dos limites territoriais dos dois municípios. O próximo passo será enviar protocolos de intenção para as Câmaras Municipais.

Auditoria

Nove contratos vigentes na Câmara Municipal de Anchieta serão alvo de um processo de auditoria. A decisão partiu do presidente da Casa, Tássio Brunoro (PMDB).