Mudança na presidência da Assembleia Legislativa deixa comissionados em pânico

A eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) acontece nesta quarta-feira (1º), mas desde que Theodorico Ferraço (DEM) desistiu de disputar um quarto mandato o clima na Casa é de velório. Isso porque o demista era conhecido por manter intactas nomeações de sua parte e da parte de deputados estaduais próximos a ele, como Luzia Toledo (PMDB) e Hércules Silveira (PMDB). Agora que Ferração jogou a toalha, essa galera toda teme ser exonerada. Especula-se que cerca de 300 cargos ficarão à disposição da caneta do novo presidente. Vice-líder do governo na Ales, Erick Musso (PMDB) é a bola da vez.

Sitiamento

Deputados e funcionários da Assembleia não escondem que, para ganhar praticamente unanimidade do Plenário em torno do seu nome, Musso ofereceu aquilo que os colegas adoram: cargos e espaços. Especula-se que metade das vagas ficarão com a Mesa Diretora e a outra metade será dividida entre os demais parlamentares.

Hum

Theodorico andou criticando por aí esse toma lá dá cá que se transformou a eleição da Mesa Diretora da Ales. Como se ele nunca tivesse feito uso da mesma artimanha…

Produção legislativa

O deputado Hudson Leal (PTN) comemora o fato de ter apresentado 161 proposições entre 2015 e 2016, sendo a maioria de indicações (78) e projetos de lei (27). Entretanto, no quadro geral sobre PLs, a produtividade da Ales foi bem capenga. Conforme reportagem do Folha Vitória, 2016 ficou marcado como o 4º pior em produtividade dos anos 2000.

Tiro, porrada e bomba

Audifax Barcelos (Rede) fecha este primeiro mês do novo mandato com um saldo grande de críticas. A maioria delas tem relação com os dez projetos de autoria do Executivo, aprovados na Câmara Municipal após uma mísera leitura de meia hora por parte dos vereadores. Dos quatro prefeitos das principais cidades da Grande Vitória, a situação dele e a de Max Filho (PSDB) são as mais complicadas. Luciano Rezende (PPS) não fica muito atrás.

Ocupa

Os bairros Flexal II, Castelo Branco, Nova Esperança e Nova Rosa da Penha, todos em Cariacica, serão os próximos a receber as ações do programa Ocupação Social. O compromisso entre o governo do Estado e a prefeitura foi firmado numa reunião entre o prefeito Juninho (PPS) e o secretário de Estado de Direitos Humanos Júlio Pompeu.

Costura

Depois de rodar o Espírito Santo quase inteiro na época das eleições municipais, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, estaria de malas prontas para o PDT. Com vistas a 2018, o secretário sonha em ser um dos preferidos de Hartung para a sucessão no Palácio Anchieta.

Articulação

Marcus Vicente (PP) terá de vencer o deputado federal André Fufuca (PP-MA) na disputa interna para garantir uma vaga de segundo ou terceiro secretário da Mesa Diretora, caso Rodrigo Maia (DEM-RJ) seja reeleito presidente da Câmara. O PP fechou com Maia na última quinta-feira.

Na moral

Os deputados federais do Espírito Santo precisarão bem mais do que posts sobre destinação de emendas parlamentares para se reeleger no ano que vem. A coluna aposta que, dos dez, pelo menos uns quatro vão rodar.