PDT terá planejamento estratégico no ES para dobrar número de deputados e fortalecer Ciro

Por Weverton Campos ([email protected])

O PDT, partido comando por Sergio Vidigal no Espírito Santo, marcou para o dia 4 de março a definição do seu plano estratégico com vistas a 2018. A sigla pretende eleger de três a quatro deputados estaduais e dois deputados federais, o que representa o dobro de eleitos na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e na Câmara dos Deputados em relação a 2014. Apesar de ser uma hipótese mais remota, o PDT também não descarta candidaturas ao Senado e ao governo do Estado, a fim de fortalecer o projeto nacional de candidatura de Ciro Gomes (PDT) à presidência da República. Segundo Vidigal, a ideia é aproveitar ‘pratas da casa’, em vez de buscar nomes em outras siglas. “Lideranças formadas não têm compromisso com o partido. Da mesma forma que chegam, vão”, declara.

Zerinho ou um

Apesar da declaração anterior, o deputado federal não nega que fez convite a Amaro Neto (SD). “Já convidei Amaro para caso ele, por ventura, não fique no Solidariedade. Para a gente seria muito importante uma liderança do tamanho dele”, diz. Ainda segundo o presidente do PDT, o deputado estadual poderia escolher o cargo em que iria concorrer. “Ele teria a liberdade de disputar o que ele quisesse”, promete.

De saída

Quanto a Josias da Vitória (PDT), que estaria de malas prontas para o PRB, Vidigal afirma que em nenhum momento o assunto foi tocado – nem mesmo na última reunião da Executiva Estadual. Mas que, caso isso de fato aconteça, as duas partes saem perdendo. “É bom para o PDT ele estar aqui e bom para ele estar no PDT”, sentencia.

Sobra

A Ales anunciou que fechou o ano de 2016 com um superávit de R$ 20 milhões.

Pela minoria

Raquel Lessa (SD) quer que as mulheres marquem presença na composição da nova Mesa Diretora da Ales, para limar o ‘Clube do Bolinha’. Além de Raquel, a Ales tem como deputadas Luzia Toledo (PMDB), Eliana Dadalto (PTC) e Janete de Sá (PMN).

Extra

O vereador Leonil Dias (PPS) fez mais uma indicação ao prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS). Desta vez, Leonil quer que o correligionário construa uma estação do Bike Vitória em Maruípe.

Social

Da Vitória destinou R$ 130 mil das emendas parlamentares deste ano para a área de desenvolvimento social. Ao todo, entidades como Apae e Pestalozzi de sete municípios devem receber frações do valor.