Bancada capixaba divulga carta em que explica sua atuação para superar crise na segurança

A bancada federal capixaba divulgou uma carta aberta nesta quarta-feira (8) em que pontua suas ações com vistas a reduzir os impactos da crise na segurança pública do Espírito Santo. “Os representantes capixabas em Brasília estiveram no Ministério da Defesa, em audiência com o Chefe de Estado Maior Conjunto das Forças Armadas Almirante Ademir Sobrinho, para pedir novo reforço no efetivo militar do Exército no Estado e, da mesma forma, em nova audiência com o ministro da Justiça em exercício José Levy que, acompanhado do secretário nacional de Segurança Pública Celso Perioli e do diretor da Força Nacional Coronel Joviano Conceição Lima, garantiu o envio de mais 100 homens da Força Nacional ainda hoje para reforçar os trabalhos ficados no restabelecimento da ordem no Estado”, diz o principal trecho do documento.

Importância

Ainda segundo a carta, são medidas importantes para fazer com que os poderes nacionais se concentrem na crise pela qual passa o Espírito Santo desde a última sexta-feira (3), quando familiares de militares passaram a impedir a saída de viaturas dos batalhões.

Diálogo

Assim como os deputados estaduais, a bancada também acredita que o diálogo, por meio da reabertura da interlocução entre governo e a Polícia Militar, é a ferramenta mais importante para a superação da crise.

Comitê

O Governo do Estado instituiu, nesta quarta-feira (08), o Comitê Permanente de Negociação, que visa a busca por solução do problema junto a representantes do movimento que impede a saída de PMs. O decreto está presente no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (9).

Integrantes

Compõem o Comitê o secretário de Direitos Humanos, Júlio Pompeu; o secretário de Estado de Controle e Transparência, Eugênio Ricas; o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Roberto Ferreira; e o secretário-chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior.

Prefeitos

Já os prefeitos da Grande Vitória pediram agenda com o governo do Estado para contribuir com o diálogo. Atendidos, se reuniram na tarde desta quarta com o governador em exercício, César Colnago (PSDB). Estiveram presentes Juninho (PPS), de Cariacica, Luciano Rezende (PPS), de Vitória, Audifax Barcelos (REDE), da Serra e Max Filho (PSDB), de Vila Velha.