“O povo sente saudades dos bons tempos”, diz Givaldo sobre liderança de Lula em pesquisa

Por Weverton Campos ([email protected])

Mais uma vez o meio político voltou as atenções para a liderança de Lula (PT) em uma pesquisa sobre a disputa presidencial no ano que vem. Segundo a pesquisa CNT/MDA, caso a eleição acontecesse entre os dias 8 e 11 de fevereiro, Lula teria 30,5% das intenções de voto, contra 11,8% de Marina Silva (REDE), 11,3% de Jair Bolsonaro (PSC), 10,1% de Aécio Neves (PSDB) e 5% de Ciro Gomes (PDT). “O Lula aparece em primeiro, pois o povo sente saudades dos bons tempos, quando o país tinha estabilidade e oportunidades para todos. Seja para os empresários e principalmente para as pessoas mais carentes, que melhoraram de vida e agora veem desemprego, empobrecimento, desordem, crise no sistema penitenciário, crise no Espírito Santo e todo tipo de instabilidade colocada no nosso país”, arrisca o deputado federal Givaldo Vieira (PT-ES).

Luto

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Transportes, Clésio Andrade, a saudade dos “bons” tempos de Lula pode sim existir. Entretanto, para ele com certeza pesa na pesquisa o fato de ter sido realizada logo após a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia.

Lanterna

Apesar de a possibilidade do presidente Michel Temer (PMDB) se candidatar à reeleição ser quase nula, o peemedebista foi citado na pesquisa e aparece na lanterninha. Temer figura com apenas 3,7% das intenções de voto.

Dados

Ao todo, foram entrevistadas 2.002 pessoas em 138 municípios de 25 Estados das cinco regiões brasileiras. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Segurança

Alguns deputados reclamaram na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) de que as forças armadas estão atrapalhando o trânsito da Grande Vitória. Outros que elas têm de estar mais presentes nas periferias.

Segurança II

Os parlamentares também voltaram a fazer um apelo para que 100% dos policiais militares voltem às ruas. “A sociedade precisa de vocês, vocês são PMs 24 horas. Cento e oitenta e quatro mortes até agora é um número muito grande”, pediu Hudson Leal (PTN).

Modelo

Diretores e assessores da Assembleia Legislativa de Roraima estão em Vitória esta semana para conhecer e implantar naquele Estado o programa Fiscaliza Vitória. O programa, criado pela Câmara Municipal, tem o objetivo de intensificar a participação do cidadão nas ações de fiscalização realizadas pelo Legislativo.

Importação

O deputado federal Evair de Melo (PV-ES) requereu na Câmara a formação de uma comissão externa para conferir os estoques de café Conilon existentes nos estados do ES, BA e RO. Como a alegação do ministro da Agricultura Blairo Maggi para importar café do Vietnã é de que não há produção de Conilon suficiente no país, a tarefa da comissão será checar esse volume in loco.

Café com Temer

Para intensificar a ação anti-importação, Evair de Melo e o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) estiveram com o presidente Michel Temer para cobrar ações que impeçam a compra dos grãos do Vietnã.