Hartung aproveita anuncio de investimentos milionários e manda recados

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

A solenidade do governo do estado em comemoração ao Dia Mundial da Água, nessa quarta-feira (22) serviu como termômetro para medir a temperatura da relação entre Paulo Hartung e os deputados estaduais e prefeitos capixabas. Todos os 78 chefes do Executivo Municipal foram convidados, afinal, foram anunciadas obras e programas para todo o estado, mas, apenas 17 prefeitos estiveram no Palácio Anchieta.

Puxão de orelha
Da Grande Vitória, apenas o prefeito Juninho, de Cariacica esteve no Palácio, nessa quarta. O governador deu um puxão de orelha nos prefeitos ausentes e disse que “o capixaba espera que da próxima vez os 78 prefeitos compareçam”.

Preocupado
Como faltam apenas cinco dias para a eleição do novo presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), interlocutores do governador comentavam que ele ficou ainda mais preocupado com o desempenho da campanha de Gilson Daniel, prefeito de Viana. Gilson é uma espécie de afilhado da senadora Rose de Freitas, que não mede esforços para convencer prefeitos do interior sobre o voto em Gilson.

Não assinou
Gilson Daniel, aliás, não compareceu à solenidade. O prefeito de Viana chegou a ser chamado ao palco para participar da assinatura de um decreto que torna de Utilidade Pública, uma área de parte do município, onde será construída o Reservatório do Sistema Jucu. A prefeitura de Viana não mandou representante.

Olheiros
A senadora Rose de Freitas não pôde estar na solenidade do governo, na tarde dessa quarta-feira, mas, enviou olheiros que tinham a função de observar quem respondeu à chamada do governador.

Desmentido
Não adiantou Pablo Andreão, presidente da Cesan, tentar vender a ideia de que o parlamento capixaba estava praticamente inteiro no Palácio Anchieta. Assim que começou seu discurso, o próprio governador agradeceu a cada deputado estadual presente pelos seus nomes. Saldo: oito dos 30 deputados foram agradecidos.

Saia justa
Paulo Hartung deixou a equipe da Cesan em uma saia justa, nessa quarta. O governador disse que se o projeto da Companhia para construção da Barragem dos Reis Magos começaria em 2020. Mas, segundo PH, graças a professores que conversaram com ele, a obra pôde ser iniciada bem ante. Aliás, o governador garantiu que Reis Magos será entregue no próximo mês de maio.

Sem populismo
O governador demonstrou insatisfação com o governo federal, que, diga-se de passagem, é do seu partido, o PMDB. Preocupado com os rumos da economia do país, Hartung disse que o populismo de esquerda não deu certo, e de direita também não pode funcionar. Talvez por estar fazendo a linha mais “clean”, sem gravata, terno e usando tênis, PH também criticou o presidente dos Estados Unidos, que está sempre preocupado com o bronzeado, e não dá a devida importância às questões ambientais.

Como votou nossa bancada
Os deputados federais aprovaram na noite dessa quarta-feira (22), a proposta que regulamenta a terceirização e o trabalho temporário no país. Foram 231 votos favoráveis e 188 contrários, além de seis abstenções. A bancada capixaba teve oito votos. Como segue:
Carlos Manato (SD) – Sim
Dr. Jorge Silva (PHS) – Não
Evair de Melo (PV) – Não
Givaldo Vieira (PT) – Não
Helder Salomão (PT) – Não
Lelo Coimbra (PMDB) – Sim
Marcus Vicente (PDT) – Não
Norma Ayub (DEM) – ausente
Paulo Foletto (PSB) – ausente