Prefeito e ex-secretários de Marataízes condenados no TCES

O prefeito reeleito de Marataízes, Robertino Batista, o Tininho (PRP) foi condenado pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) a pagar multa de R$ 3 mil, como forma de ressarcir os cofres públicos. Segundo o processo, Tininho e os ex-secretários de Administração, Saúde e Educação, que também foram condenados com a mesma penalidade são responsáveis por superfaturar a compra de móveis e causar descontrole patrimonial, no exercício de 2015. Além da multa, ao todo, os condenados terão que devolver mais de R$ 43 mil reais ao cofres do município.

Moqueca com Marcelo
O deputado estadual Marcelo Santos conseguiu reunir nada menos que 13 vereadores de Cariacica em um sítio em Itapemirim. O almoço teve moqueca capixaba e claro, muita conversa à respeito da situação do município. Fontes ligadas a parlamentares que estiveram no evento, disseram à Coluna que o almoço rendeu.

Cesan garante redução de despesas
A Cesan se manifestou sobre a publicação do último dia 07, quando a Coluna citou a Companhia. Segundo a nota, “fazer mais com menos é uma diretriz corporativa da Cesan. O controle das despesas para que o recurso disponível seja utilizado de forma eficiente é uma prática diária na gestão da Companhia”. A Cesan ainda faz uma comparação entre os primeiros quatro meses de 2017 com o mesmo período de 2016, que segundo a nota, “deixa clara a redução real, descontada a inflação, de 5,9% nos gastos com pessoal, custeio, fiscais e tributários”.

Sobre aluguel e documentos
Sobre o ponto comercial citado pela Coluna, a Cesan informou que trata-se de “um escritório de atendimento ao cliente que está mudando de endereço justamente para redução no valor do aluguel. A mudança mantém o bom atendimento ao cliente, em um local de fácil acesso, e ainda com redução de custo”. A nota segue citando que “a guarda de documentos é uma exigência legal, são mais de 12 mil caixas que devem ser preservadas. Nesse contrato houve 50% de desconto no valor do serviço ao final do processo licitatório. É prática de todas as grandes empresas e órgãos públicos guardarem os documentos em ambiente adequado, mas terceirizado”.

Aqueles 13% sem esgoto
Os vereadores Davi Esmael e Mazinho dos Anjos, da Comissão de Políticas Urbanas da Câmara de Vitória, visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto de Mulembá e aproveitaram para cobrar a Cesan o avanço das ligações de esgoto na Capital. Dados apresentados pela Companhia durante a visita mostram que a empresa opera em 87% da cidade, mas, tem 74% dos imóveis interligados. Ou seja, 13% do território ainda não têm rede de esgoto instalada para que os imóveis sejam ligados

Descarte de medicamentos
Essa semana a Comissão da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei do deputado Paulo Foletto (PSB), que regulamente o descarte adequado de medicamentos vencidos. O texto também prevê a devolução de medicamentos excedentes à prescrição médica, mas que se encontrem dentro do prazo de validade. Pelo texto, farmácias e drogarias em todo o território nacional deverão oferecer ao público estações coletoras, chamados de ecopontos, para o recolhimento destes medicamentos. Deve ser em local próximo e visível, com material informativo.