Resposta da CMVV sobre visita de João Doria não convence

O presidente da Câmara de Vila Velha, vereador Ivan Carlini vai ter que explicar quanto custou à Casa, entregar o título de Cidadão Vila-Velhense ao prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). A ONG Transparência Capixaba protocolou um Pedido de Informações na Câmara nessa quarta-feira (30). Foi a primeira vez que Doria pisou no município. O prazo para responder o requerimento é de 10 dias. Segundo a assessoria de imprensa do Legislativo vila-velhense a resposta já foi dada. Mas, em conversa exclusiva com a Coluna, na tarde dessa quinta (31), o secretário-geral da Transparência Capixaba, Edmar Camata disse que isso ainda não havia ocorrido digitalmente, como deve ser.

Custo zero
A assessoria de imprensa da Câmara de Vila Velha destacou que o custo da passagem de João Doria por solo capixaba foi zero. Ainda informou que ele veio em avião particular e que a honraria recebida é procedimento comum na Casa. Além disso, de acordo com a assessoria, não houve nenhum tipo de cerimonial e a entrega do Título aconteceu em uma sessão regimental. A população está aguardando a divulgação das despesas da Câmara, referentes a esse período, o que deve acontecer em até duas semanas.

Rose visita Janot
A senadora Rose de Freitas (PMDB) visitou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O chefe do Ministério Público Federal (MPF) passa o comando do órgão para Raquel Dodge no próximo dia 17 de setembro. Rose cumprimentou Janot e reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pela PGR sob o comando de Janot nos últimos anos. Interlocutores informaram à Coluna, que como nunca dá ponto sem nó, a visita de Rose a Janot pode ter outras finalidades – políticas, por exemplo. Rose foi ao encontro com o procurador-geral acompanhada do ex-prefeito de São Domingos do Norte, José Geraldo Guidoni e de um assessor.

Intolerância
O líder do governo na Assembleia Legislativa (Ales), deputado Rodrigo Coelho (PDT) está preocupado com a forma como as questões políticas vem sendo discutidas nos plenários do Poder Legislativo, Brasil afora. Nessa quarta-feira (30), o parlamentar usou a tribuna do plenário da Casa para falar sobre o assunto. “A gente tem percebido no Brasil, por exemplo, que o debate no Congresso Nacional vem sendo feito de maneira mais violenta. Nós temos observado pelo mundo afora a ameaça entre países de utilização de bombas de destruição em massa e a ideia da supremacia de raças sobre outras raças. Seremos levados próximo à barbárie”, alertou Coelho.

Casa cheia
Diante de tão grave crise político-econômica, os vereadores de Cachoeiro de Itapemirim parecem nadar contra a maré. Com a possibilidade de reduzir o número de parlamentares na Casa, eles rejeitaram a matéria, que mudaria o quadro de 19 para 13 vereadores. A proposta é do vereador Alexon Soares (Pros). O parlamentar alegou que em 2012, apenas cinco anos atrás, a Câmara operava com 13 parlamentares e naquele ano, por meio de um projeto, colocou lá dentro, mais seis nomes. Vai entender.

Patrulha Maria da Penha na Serra
A Câmara Municipal da Serra aprovou projeto que autoriza a criação da Patrulha Maria da Penha no município. O objetivo é combater a violência contra a mulher. A Serra ocupa lugar de destaque no ranking nesse tipo de violência. O Vereador Cabo Porto é o autor do texto, que agora precisa da sanção do Executivo. “O município da Serra aparece na lista das 30 cidades mais violentas do país, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A cidade é a única do Espírito Santo e da região Sudeste do Brasil presente na lista”, afirma Cabo Porto.

Ônibus seguros para elas
Ainda sobre violência contra a mulher, o deputado estadual Dr. Rafael Favatto (PEN) apresentou o projeto de lei que visa combater o abuso sexual contra mulher nos ônibus no Estado. O projeto será votado na Ales e visa prevenir e combater o abuso no transporte coletivo. O projete prevê que os serviços de transporte coletivo adotem ações afirmativas, educativas e preventivas ao abuso sexual e violência contra a mulher. Caso seja aprovado, deverão ser fixados no interior dos ônibus cartazes informando que abuso sexual é crime e com orientações de como a mulher abusada deverá reagir quando isso acontecer.

Marco Feliciano vem ao ES
No próximo sábado (02), o Partido Social Cristão (PSC) no Espírito Santo reúne a executiva estadual, presidentes do partido nos municípios, vereadores e pré-candidatos as eleições de 2018, onde receberá a visita do Deputado Federal, Pastor Marco Feliciano.

Reforma e metas para 2018
Segundo o presidente estadual do partido, Reginaldo Almeida, Marco Feliciano vai falar aos membros do PSC sobre a votação das reformas e as metas do partido para as eleições de 2018. Reginaldo Almeida ressalta que o PSC no ES tem como objetivo nas eleições do ano que vem eleger, 1 deputado federal e de 2 a 3 deputados estaduais. “O PSC que no passado recente teve representantes na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, voltará a tê-los a partir de 2019,” afirmou Reginaldo.