Rose comanda evento do TJES sobre violência contra a mulher

A semana começou com evento badalado em frente ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em Vitória. A senadora Rose de Freitas (PMDB) foi o destaque da solenidade que abre a “Semana da Justiça pela Paz em Casa”. Em meu discurso, Rose enfatizou o tema da violência contra a mulher. “A realidade é triste. Segundo pesquisa Datafolha, 503 mulheres foram vítimas de agressão física a cada hora no país em 2016. Isso precisa mudar”, declarou a senadora.

O defensor
Sem fazer segredo sobre suas pretensões para 2018, o senador Magno Malta (PR), que deve ser mesmo o vice de Jair Bolsonaro (PSC) nas eleições presidenciais, resolveu assumir o papel de porta-voz do deputado federal. Após Bolsonaro ser rechaçado por internautas, por seu posicionamento radical, com relação a diversos assuntos, como por exemplo, a questão racial, o deputado não se defendeu. Mas, Malta estava de plantão e publicou um vídeo, visualizado quase 500 mil vezes e com mais de 21 mil compartilhamentos, até a tarde desta segunda (21). Magno Malta diz que fala em nome da justiça e questiona quem é intolerante. Acompanhe aqui.

Antenado I
A onda dos gabinetes itinerantes está mesmo movimentando as Câmaras Municipais. Parlamentar que não se desloca para encontrar o eleitor vai ficando para trás. Na Grande Vitória, o vereador da Capital, Wanderson Marinho (PSC) já percorria os bairros com seu gabinete móvel, no mandato passado. Agora, não é diferente. No último sábado (19), por exemplo, ele esteve em Vila Palestina, onde realizou uma prestação de contas.

Antenado II
Tão antenado quanto Wanderson Marinho, no interior, o vereador Renato Lorencini (PSB), em Anchieta, também está colocando o gabinete na rua. O projeto “Perto de Você”, durante o dia visita moradores e equipamentos públicos e à noite realiza reuniões. Os parlamentares mais arrojados estão incomodando os conservadores. Mas, o eleitor bem que merece satisfações dos mandatos de quem elege.

Comissão vai investigar denúncia de tortura
A Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa (Ales) chamar os diretores da Penitenciária de Segurança Máxima de Viana I (Máxima I), da Penitenciária Provisória de Xuri e da Penitenciária Estadual de Vila Velha (PEVV III) para prestar esclarecimentos à comissão, sobre denúncias de tortura em presídios estaduais, recebidas por membros do colegiado. Os deputados decidiram, ainda, realizar uma visita técnica a essas penitenciárias para verificar de perto a situação dos detentos.

Pelo esporte
O advogado e vice-presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-ES, Rodrigo Wernersbach Ronchi participou da reunião, nesta segunda-feira (21), da Comissão de Turismo e Desporto. Ronchi vai atuar junto ao colegiado para elaboração de leis estaduais na área do esporte da Assembleia Legislativa (Ales). “Vamos formar um núcleo para isso. Sabemos que a Assembleia possui assessoria jurídica muito competente e podemos trabalhar juntos para que o esporte seja visto e garantido como está na lei: um direito fundamental”, explicou Rodrigo Ronchi.