Governador recebe prefeito interino de Itapemirim

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

O governador Paulo Hartung recebeu, nessa terça-feira (05), em seu gabinete no Palácio Anchieta, o prefeito interino de Itapemirim, Thiago Peçanha. Hartug reforçou que o Governo está empenhado nas investigações para elucidar o assassinato do ex-secretário municipal  de Gerência, José Mauro Sales, morto a tiros no último domingo (03). O governador afirmou que o policiamento no município foi ampliado e o Estado está determinado em manter a ordem e a segurança

Validade infinita
O clima é de expectativa no Senado, sobre o projeto de lei de autoria do senador Magno Malta (PR), que acaba com os prazos de validade dos pontos e milhas dos programas de fidelidade. O texto deve ser analisado nesta quarta-feira (06), na comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. O voto do relator da matéria, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), é pela aprovação do projeto.

Zona Franca do ES
Ainda no Senado, e também nesta quarta (06), deve ser votado na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), o projeto de autoria da senadora Rose de Freitas (PMDB), que cria a Zona Franca do Espírito Santo (ZFES). Segundo Rose, o objetivo é impulsionar o desenvolvimento do Estado. “Dotada de incentivos fiscais especiais, essa área de livre comércio de importação e exportação vai estimular as trocas comerciais, gerar muitos empregos e acelerar o crescimento econômico capixaba”, declarou a senadora capixaba.

Palestras de Casagrande
O ex-governador Renato Casagrande (PSB) tem visitado as Câmaras Municipais, Espírito Santo afora. Nessa segunda (04) foi a vez dos vereadores da Serra receberem o socialista. Casagrande fez uma palestra sobre a conjuntura política nacional e desenvolvimento regional. Desde março o ex-governador já esteve em mais de 30 Câmaras. Na próxima segunda-feira (11), ele aterrissa em Piúma.

Setembro Verde na Ales
Começou esta semana na Assembleia Legislativa (Ales) o debate sobre a doação e o transplante de órgãos e tecidos. Ao longo desse mês, o deputado estadual Doutor Hércules (PMDB) intensifica ações na Casa para conscientizar a população sobre a importância dessa causa. A coordenadora da Central de Transplantes do Espírito Santo, Raquel Duarte Corrêa Matiello, participou da Tribuna Popular. “Convidamos a coordenadora para falar sobre os desafios da doação de órgãos para transplantes no Estado”, contopu Doutor Hércules.

PDUI reúne mais de 100
A audiência do PDUI (Plano de Desenvolvimento Metropolitano da Grande Vitória), ocorrida nessa segunda (04) reuniu mais de 100 pessoas. O evento aconteceu no auditório da prefeitura. Entre as propostas apresentadas, inclusive pela população, estão a criação de um consórcio metropolitano de transportes, implantação de ciclovias com interligação entre os municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande Vitória, ampliação do sistema Transcol, preservação ambiental nos bairros Vale Encantado e Prainha. A próxima audiência pública será na quinta-feira (14), em Cariacica.

Sem crise
Alheios à grave crise político-econômica que enfrenta o Brasil, alguns parlamentares insistem em voar para outros Estados a qualquer dia e hora, desde que tenham suas agendas atendidas, mesmo que essas agendas não tenham relevância para a população. Em abril, por exemplo, o vereador de Viana, Max Daibert de Castro, o Cabo Max,  esteve em São Paulo. Em julho,  Cabo Max e outros dois parlamentares, mais dois funcionários da Câmara, receberam diárias para comparecerem à Câmara de Linhares. Em agosto, a viagem foi para Brasília. À Capital Federal, Cabo Max contou com a companhia do vereador Patrick do Gás, aquele do caso do “rachid”.

Custa caro
Os vereadores de Viana, Cabo Max e Patrick do Gás ficaram em Brasília de 22 a 25 de agosto. Max publicou vídeo em que justifica a viagem para participação do Congresso de Vereadores, mas, eles aproveitaram para tietar o deputado federal Jair Bolsonaro. Em clima de descontração os parlamentares de Viana aparecem em um vídeo em Bolsonaro manda um recado cordial a amigos capixabas dos vereadores. As passagens aéreas e as diárias das viagens citadas somam mais de R$ 10,8 mil.

Referências curitibanas
Marcos Guerra, ex-presidente da Findes, deu um leve puxão de orelha nos prefeitos capixabas. Em recente visita à Curitiba (PR), Guerra se disse encantado com a beleza, com a preservação da natureza, com a limpeza e a higiene da cidade. “A eficiência dos serviços de transporte público (que faço questão de usar) oferecido a população, precisa e deve ser observado com carinho pelos prefeitos dos nossos municípios maiores, recomento também aos executivos e secretários municipais, fazer um “Benchmarking” da prestação dos serviços públicos oferecidos ao contribuinte e dentro das suas possibilidades, implantar nos seus municípios”, disse Marcos Guerra.