Plenário e CCJ da Ales sem consenso

Curiosa coisa é quando a Comissão de Justiça e o Plenário não concordam sobre a inconstitucionalidade de um texto. Mas, acontece. Dessa vez, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O parlamento derrubou não um, mas, três pareceres do colegiado, nessa quarta-feira (19). As propostas tratam de assuntos diversos como trânsito, alimentos com corante e o comércio de materiais odontológicos. As matérias são de autoria dos deputados Padre Honório (PT), Doutor Hércules (PMDB) e Luzia Toledo (PMDB).

Relógio de volta
O famoso e amado Relógio da Praça Oito vai finalmente, voltar a funcionar. O Banestes vai patrocinar o restauro do monumento histórico emblemático para os capixabas que moram na região metropolitana. A assinatura da ordem de serviço para o início do trabalho vai acontecer nesta quinta-feira (21), na própria Praça Oito.

CPI do Lixo no lixo
A Câmara Municipal de João Neiva arquivou o pedido de criação da Comissão Processante de Inquérito (CPI), que investigava uma empresa de lixo, por improbidade. Por três votos a favor e sete contra, o início das investigações foi barrado. Votaram pela investigação apenas os vereadores Marcelo Campostrini (PV), Renan Patuzo (PRP) e Glauber Tolon (PC do B).

Pé de guerra
Um vereador de Vitória e seu suplente estão em pé de guerra. Depois que o parlamentar deixou uma secretaria estadual e reassumiu a cadeira, o suplente e até então, aliado, parece não ter gostado do retorno. Mesmo mantendo aliados no gabinete do vereador, que admite disputar as eleições de 2018 para deputado estadual, o suplente decidiu trair o parceiro e fechou apoio à reeleição de outro candidato.

Estagiário concursado
A Câmara Municipal de Vila Velha (CMVV) aprovou o Projeto de Lei de autoria do vereador Arnaldinho Borgo (PMDB), que institui a obrigatoriedade do Poder Público Municipal em realizar a contratação de estagiários mediante realização de processo seletivo. O “Programa de Estágio Sem Padrinho” agora segue para sanção do Poder Executivo.  “Nosso objetivo é evitar o uso político dessas contratações. Assim, estagiários de todos os níveis de escolaridade que tiverem interesse em disputar uma vaga na prefeitura, para trabalho remunerado ou não, deverão passar previamente pelo processo seletivo, que será definido e divulgado em edital, com seleção pública baseada em prova de conhecimento”, ressaltou o vereador Arnaldinho Borgo.

Reconhecimento
O deputado estadual Marcelo Santos (PMDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, usou a Fase das Comunicações em sessão ordinária da Ales para destacar o trabalho da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes (Deten). No último dia 15, a delegacia encaminhou cerca de duas toneladas de drogas para serem incineradas no forno da empresa ArcelorMittal Tubarão, Serra. Os entorpecentes foram apreendidos durante operações da Deten e outras unidades de polícia realizadas neste ano. “Apesar de ter tido uma queda de 33% em seu efetivo entre o ano passado e este ano, a Deten conseguiu superar em muito o número de apreensões de drogas ilícitas na Grande Vitória. Por isso quero parabenizar João Paulo Pinto, delegado titular da Deten; Augusto Giorno e Márcio Lucas, delegados-adjuntos; e a todos os 20 policiais que atuam na Delegacia”, disse Marcelo.