Tudo pronto para a chegada de Lula

Tudo pronto para a visita do ex-presidente e declarado pré-candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Espírito Santo nos próximos dias 4 e 5. Lula, que está rodando o Brasil, de ônibus, chega ao Estado por volta das 16h e segue direto para o Ato na Praça Costa Pereira, onde já estarão concentrados simpatizantes e militância petista. A agenda de Lula segue na terça-feira (5), em uma reunião no Ifes de Cariacica, com o reitor e diretores do Instituto. Logo depois o ex-presidente segue para o Rio de Janeiro, onde à noite, participará de um Ato em Campos dos Goytacazes. No trajeto até o município fluminense, capixabas de Viana, Iconha e Cachoeiro de Itapemirim vão realizar manifestações em breves paradas de Lula por essas localidades.

Eleições escolares em VV
As eleições para escolha dos novos diretores das 98 escolas municipais de Vila Velha sofreram um abalo nessa quinta-feira (30). Os dias que antecederam o processo foram rodeados de elogios, já que há oito anos o município não tinha eleição direta para a função. Servidores reclamaram da suspensão das eleições em duas instituições. Do outro lado, a Prefeitura de Vila Velha informou que a votação aconteceu em todas as escolas. As denúncias  serão apuradas.

Ales vai emitir RG e CPF
Em breve a Assembleia Legislativa (Ales) deve oferecer o serviço de emissão de RG e CPF. Erick Musso (PMDB), presidente da Casa, que já conta com agência bancária, restaurante e até uma unidade Procon, afirmou que a intenção é transformar o local em “literal prestadora de serviços à população. O cidadão tem de estar mais perto da Assembleia, participando do dia a dia do Poder. Isso tudo aqui é da sociedade; ela precisa usar”, defende Erick.

Lei tem que cumprir
A Coluna lembra que os usuários dos Prontos Socorros (PAs) e Centros de Especialidades de Vitória já podem exigir a informação sobre o nome e a quantidade de médicos de plantão. A Lei de autoria do vereador Leonil (PPS), que obriga a disposição dessas informações em uma tela eletrônica está em vigor desde 31 de agosto. “A obrigatoriedade da divulgação vai tornar possível o acompanhamento e fiscalização por parte da população e outros entes fiscalizadores. Essa transparência vai contribuir para a melhor prestação dos serviços”, informou o vereador. Então, se é Lei, tem que cumprir.

Lelo homenageado pelo Transcares
O deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) e líder da maioria na Câmara, foi homenageado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas & Logística no Estado do Espírito Santo (Transcares), em cerimônia nessa quinta-feira (30). “Fiquei muito feliz por ter recebido essa medalha de Honra ao Mérito Ayval da Luz 2017 por meu trabalho em prol do fortalecimento do setor. Agradeço ao presidente do Transcares, meu amigo Liemar José Pretti, e a todos os empreendedores que contribuem para o desenvolvimento e revitalização da economia capixaba e brasileira”, disse Lelo.

lelo
Foto: Fabrício Santos

Vila do Natal em Viana
O município de Viana está contando os segundos para a abertura do “Viana Natal Brilho e Luz”, com a Vila do Natal. O evento será em Viana Sede, a partir das 19h do próximo dia 5 e contará com a famosa chegada do Papai Noel e apresentação da Banda da Polícia Militar. O prefeito Gilson Daniel (Podemos) está parecendo criança à espera do bom velhinho, convidando vianenses e moradores de outros municípios também.

Natal brilhante e econômico
E ainda falando em Natal, em Vila Velha, foi inaugurada a Árvore de Natal, na Praia da Costa, com nada menos que 14 metros de altura. Como o brilho do Natal não pode ser qualquer coisa, no topo da árvore brilha uma estrela de um metro de altura. Segundo a prefeitura, a iluminação é composta por lâmpadas de led, “que possuem baixo consumo de energia e são mais seguras”.

DIO online
A partir desta sexta-feira (1º) o Diário Oficial da União (DOU) passa a ser acessado exclusivamente pela internet o que é um marco de modernidade para o governo, disse nesta quinta-feira, 30, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Segundo a assessoria de comunicação do Governo do Estado, há mais de três meses não há impressão de exemplares do Diário Oficial do ES. A última edição impressa do DIO-ES aconteceu em 31 de julho deste ano. Medida tomada para seguir a tendência desses impressos e gerar economia.