Municípios contra as “fake news”

As já conhecidas “fake news” foram alvo de uma movimentação conjunta de dois municípios do litoral capixaba. Nesta terça-feira (22) os responsáveis pela Comunicação de Itapemirim e Marataízes, Pedro Paulo Biccas e Gleice Campos, respectivamente, estiveram na Delegacia de Repressão a Crimes Eletrônicos, em Vitória, para firmar uma parceria com a Polícia Civil do Estado no combate aos crimes virtuais e “fake news” da região. Somente em 2017 foram registrados mais de 2 mil crimes eletrônicos na capital, onde fica a sede da delegacia especializada, porém todas as delegacias estão aptas a registrar e apurar este tipo de ocorrência,bastando a produção amadora da materialidade do crime, o famoso “print”.

Capacitação contra “fake news”
Considerando o alto índice de uso indevido da tecnologia da informação na região, o investigador de Polícia, Eduardo Pinheiro Monteiro, especialista em Crimes Virtuais, estará ainda no primeiro semestre realizando uma capacitação dos servidores municipais destas administrações, para um trabalho pró-ativo frente a crescente estatística destes comportamentos delituosos. Além disso, será firmada uma parceria com as delegacias regionais para capacitação especializada do corpo policial das mesmas.

Fake news: Quem compartilha também é responsável
Ainda sobre a visita dos responsáveis pela Comunicação de Itapemirim e Marataízes à Delegacia de Repressão a Crimes Eletrônicos, quem também se manifestou foi o delegado titular, Brenno Andrade de Souza. “Aquele que produz noticia falsa ou ainda não verifica autenticidade dos fatos age de má fé e a este cabe todos os rigores da lei”, disse Brenno. O delegado assegurou ainda que aqueles que compartilham conteúdo mentiroso na internet também devem responder por isso perante as autoridades legais. A apuração de denúncias das chamadas “fake news” será apurada agora pelo NUROC ( Núcleo de Repressão a Organizações Criminosas) sob o comando do Delegado Alexandre Passamani. O delegado da DRCE finalizou o encontro se dispondo a realizar a interlocução dos municípios com o NUROC e encontrar o modo mais ágil e eficaz na apuração, solução e responsabilização dos casos necessários.

Decisão de PH só em julho
Após o anúncio pelo presidente Michel Temer (MDB), de que não vai disputar a reeleição, o governador Paulo Hartung (MDB) se posicionou sobre a questão. “A decisão sobre disputar ou não a reeleição será tomada no fim de julho, nas convenções partidárias. É nesse momento que também vamos escolher os candidatos para apoiar à Presidência da República . Até lá estou com toda energia voltada para administrar o Estado. No cenário atual, a questão partidária no país é de menor importância . O quadro político-partidário no país se esfacelou nos últimos anos e os partidos não são referência. O mais importante é encontrar líderes com capacidade de trabalhar o Brasil na direção certa”, declarou Hartung.

Evair assume como suplente da CMO
O deputado federal Evair de Melo (PP) assumiu nesta terça-feira (22) como membro suplente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), um dos órgãos legislativos mais importantes do Congresso Nacional, composta por deputados e senadores. Atual vice-presidente da Comissão de Agricultura, Evair já fez parte da Comissão de Orçamento, em seu primeiro ano de mandato, em 2015. Entre as atribuições da CMO estão o exame do Plano Plurianual, das Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento da União, das contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República, além de exercer o acompanhamento e a fiscalização orçamentária. Da bancada capixaba, além de Evair de Melo, apenas o deputado federal Marcus Vicente (PP) faz parte da Comissão também como membro suplente.

A Assembleia Legislativa (Ales) manteve nessa terça-feira (22), o veto do governo do estado ao projeto da deputada Janete de Sá (PMN), que proíbe que motoristas de transporte público municipal e intermunicipal acumulem a função de cobrador. Foram 12 votos pela manutenção do veto e 11 pela derrubada. Os deputados Bruno Lamas (PSB) e Freitas (PSB) não votaram porque, embora estivessem do lado da categoria, preferiam o esvaziamento do plenário para que a votação ocorresse posteriormente.

Veja como votou cada deputado:
Almir Vieira (PRP) – Não votou
Amaro Neto (PRB) – Contra o veto
Bruno Lamas (PSB) – Não votou
Da Vitória (PPS) – Não votou
Dary Pagung (PRP) – A favor do veto
Dr. Hércules (MDB) – A favor do veto
Dr. Rafael Favatto (PATRI) – Contra o veto
Eliana Dadalto (PTC) – A favor do veto
Enivaldo dos Anjos (PSD) – Contra o veto
Ercik Musso (PRB) – Abstenção
Esmael de Almeida (PSD) – A favor do veto
Euclério Sampaio (PSDC) – Contra o veto
Freitas (PSB) – Não votou
Gildevan Fernandes (PTB) – A favor do veto
Hudson Leal (PRB) – A favor do veto
Jamir Malini (PP) – A favor do veto
Janete de Sá (PMN) – Contra o veto
José Esmeraldo (MDB) – Contra o veto
Luzia Toledo (MDB) – A favor do veto
Marcelo Santos (PDT) – Contra o veto
Marcos Bruno (REDE) – Contra o veto
Nunes (PT) – Contra o veto
Padre Honório (PT) – Não votou
Pr. Marcos Mansur (PSDB) – A favor do veto
Raquel Lessa (PROS) – A favor do veto
Rodrigo Coelho (PDT) – A favor do veto
Sandro Locutor (PROS) – A favor do veto
Sergio Majeski (PSB) – Contra o veto
Theodorico Ferraço (DEM) – Contra o veto

Relatório pelo fim do pó preto
Foi apresentado nessa terça-feira (22), um relatório com o diagnóstico sobre as emissões de poluentes atmosféricos pelas empresas Vale e ArcelorMittal Tubarão. O documento foi elaborado pela Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb). Os técnicos avaliaram a eficiência dos equipamentos de controle da poluição do ar das duas empresas. No relatório, que foi apresentado diante de representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, a Cetesb propôs nada menos que 191 metas e 186 diretrizes para que, finalmente, o pó preto seja diminuído na Grande Vitória.

Termo de Compromisso Ambiental
O relatório da Cetesb vai ser entregue à Vale e ArcelorMittal, com as propostas estabelecidas, e elas poderão realizar também, análises técnicas e pontuar o que acharem necessário. Depois disso, será construído um Termo de Compromisso Ambiental final.