Não chamem para a mesma mesa Locutor e Renzo!

Locutor e Renzo tiveram embates por causa do Pros

A mudança no comando do Pros capixaba deixou feridas abertas e colocou em lados opostos o deputado estadual Renzo Vasconcelos (PP) e o ex-deputado Sandro Locutor. Desde que foi destituído da presidência do Pros no Estado – após uma intervenção nacional –, Locutor não quer ver Renzo nem pintado de ouro. Ele e parte do grupo que o acompanha deixaram o Pros.

“Eu me desfiliei no dia seguinte à intervenção (29 de setembro). Muitas pessoas já saíram, muitas estão saindo e muitas outras vão sair. Foi uma atitude antidemocrática e antirrepublicana, mas há que acha que o cifrão resolve tudo…”, disse Locutor, magoado.

O estranhamento entre os dois teve início no mês passado (setembro) quando Locutor começou a perceber uma movimentação de Renzo com a direção nacional do Pros. Por trás da aproximação, segundo ele, estaria a intenção de Renzo migrar para o partido em tempo oportuno – durante a janela partidária, no ano que vem –, mas assumir o comando imediatamente. O que teria ocorrido com a nomeção de Kauê Oliveira, chefe de gabinete de Renzo Vasconcelos, para a presidência estadual da legenda.

Renzo é do PP e almeja disputar uma vaga de deputado federal. A chapa do PP, porém, está pesada, contando hoje com, entre outros, o deputado federal Evair de Melo e o secretário estadual de Saneamento, Marcus Vicente – atual presidente dos progressistas.

Questionado, Kauê disse que o convite para o deputado se filiar ao Pros já foi feito e que é “grande” a chance dele migrar para o partido. Um convite também teria sido feito para a permanência de Locutor. “Nós queríamos que o Sandro ficasse, que fosse candidato a deputado estadual. Mas ele não ficou, infelizmente. Vida que segue”, disse Kauê.

Já Renzo disse que conversou com Locutor e “tentou ajudar”. “Gosto muito de Sandro, tentei ajudar. Ofereci apoio para estadual mas ele não se entusiasmou. É boa pessoa e bom candidato, o tempo vai mostrar o melhor caminho e vai consolar os corações de quem se sentiu desprestigiado”.

Rumo ao Solidariedade?

O ex-deputado Sandro Locutor disse que tem conversado com vários partidos, mas que está mais próximo de ir para o Solidariedade, hoje comandado pelo secretário de Governo de Cariacica, Messias Donato, braço direito do prefeito Euclério Sampaio (DEM). “Até por conta da relação com o prefeito Euclério, minha proximidade é mais com o Solidariedade. Devo tomar minha decisão no mês que vem (novembro), porque quero contribuir com o partido que eu escolher”, disse. Locutor é pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2022.

Peixoto ficou

Já o médico Gustavo Peixoto, que cogitava-se que deixaria o Pros por conta da proximidade com Locutor, permanece no partido. “Ele também é nosso pré-candidato a deputado federal”, disse Kauê Oliveira.

Planos futuros

Kauê disse que tem como meta montar uma chapa para eleger dois deputados estaduais e dois federais. “Vamos trabalhar muito para, apesar das dificuldades, eleger dois federais”.

***

Casagrande sobe o tom contra críticos da segurança

Com um tom de voz acima do habitual e gesticulando bastante – por duas vezes deu três soquinhos na mão –, o governador Renato Casagrande respondeu nesta quarta (20) às críticas que tem recebido, principalmente da oposição, pela gestão da segurança pública, durante evento de nomeação de 401 policiais civis.

“Tenho visto nesses últimos dias um ataque muito frontal à nossa Polícia Civil e à nossa Polícia Militar. Ataque mesmo, tentando desmoralizar toda história dessas instituições e tentando menosprezar e diminuir a capacidade das nossas forças policiais. Eu quero dizer que nós confiamos na Polícia Militar, na Polícia Civil e nos Bombeiros”, disse, sendo aplaudido em seguida.

O governador enalteceu o trabalho ágil dos policiais que prenderam os autores dos assassinatos de duas crianças em Conceição da Barra e da chacina em Vila Velha, criticou o que chamou de falta de continuidade nas políticas públicas de segurança – numa referência ao mandato do seu antecessor, Paulo Hartung, e do programa Estado Presente – e, quase esbravejando, fez falas duras mirando os autores de ataques que tem recebido. “Se tivermos continuidade por alguns mandatos, vamos mudar essa realidade. Nós estamos aqui para resolver. Temos que trabalhar. Quem quiser fazer crítica superficial, de pauta eleitoreira, demagógica, que faça. Vamos fazer ouvido de mercador, vamos trabalhar, vamos produzir. A Polícia Civil é um orgulho para nós”, concluiu. O vídeo com o discurso do governador foi postado em sua página do Facebook.

Já em outro vídeo…

O vereador de Vitória Leandro Piquet gravou novo vídeo reclamando de perseguição política por ter sido transferido da Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas para o plantão de homicídios, da DHPP. Alega que a transferência foi arbitrária e ilegal por tornar incompatível sua atuação como delegado e vereador. À época do primeiro vídeo, no início de outubro, a Polícia Civil emitiu nota dizendo que antes da mudança o horário de trabalho do delegado-vereador era de 40 horas semanais, de 8 às 18h, mas com a mudança os horários seriam mais flexíveis.

As sessões ordinárias na Câmara de Vitória são todas as segundas, terças e quartas a partir das 9h30 e normalmente seguem até o meio-dia. Antes, porém, acontecem as reuniões das comissões permanentes da Casa.