Eleição na OAB, dança das cadeiras no governo e mais um ministro no Estado

Advogados escolhem hoje novo comando da OAB-ES

Os advogados capixabas escolhem nesta quinta-feira (18) quem será o (a) presidente da OAB-ES pelo próximo triênio (2022-2024). Disputam: pela chapa 1, o atual presidente José Carlos Rizk Filho; pela chapa 2, Érica Neves e, pela chapa 3, Alexandre Rossoni. A eleição será das 9h às 17h e como será em urna eletrônica, o resultado não deve demorar a sair. A expectativa é que até as 19h, o resultado seja conhecido.

De acordo com a assessoria de imprensa da OAB-ES, 16.255 advogados e advogadas estão aptos a votar. Ontem (17), os três candidatos postaram vídeos de agradecimentos e pedindo votos, de forma bem tranquila. O que nem sempre ocorreu durante a campanha, que foi acirrada e cheia de alfinetadas para todos os lados. Hoje ainda pode pedir voto e fazer boca de urna. Dia promete!

***

Ninho capixaba entre os 8

Evento do PSDB

Em mensagem aos tucanos capixabas, o presidente do PSDB-ES, Vandinho Leite, disse que o diretório do Estado ficou em 8º lugar com o maior número de filiados cadastrados para votar nas prévias, sendo que 100% dos mandatários estão aptos para votar.

“Serão 837 votantes. Ou seja, ficamos gigantes na representatividade para as prévias desse domingo (21)”. Ele disse que vai orientar os filiados a validar o aplicativo para a votação. Três nomes estão na disputa para ser o presidenciável do partido ano que vem: os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

***

Dança das cadeiras no segundo escalão do governo

O Diário Oficial do Estado trouxe ontem (17) uma dança das cadeiras nos postos de segundo escalão do governo estadual. O subsecretário da Casa Civil para assuntos institucionais, Marquinhos Delmaestro, foi substituído no posto pelo ex-deputado Sandro Locutor. Marquinhos assumiu uma assessoria especial na mesma pasta.

Antes de ir para a Sub da Casa Civil, Locutor estava na Subsecretaria Estadual de Esporte. Cargo que agora será ocupado pelo ex-vereador de Vitória Vinícius Simões que, até então, era  assessor especial na Casa Civil, cargo que agora será ocupado por Delmaestro.

A Casa Civil é responsável, entre outras demandas, pelo relacionamento com os deputados. Locutor, que recentemente se filiou ao Solidariedade, já esteve na Assembleia – vai disputar ano que vem para tentar voltar – e tem uma boa relação com os parlamentares. Vinícius é pré-candidato a deputado federal e Delmaestro disse que não será candidato a nada.

***

Magno Malta participa de reunião do PL

Reunião do PL / Crédito: Divulgação

O ex-senador Magno Malta voltou de Dubai direto para a reunião de emergência do PL, que ocorreu em Brasília. A reunião foi convocada pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto, com todos os diretórios estaduais, incluindo Malta, que esteve os últimos dias com Bolsonaro, ou seja, com muita informação para contribuir.

Ao jornal O Globo, Malta teria dito que o partido está pacificado, que todo mundo vai fazer sua cota de sacrifício para receber o Presidente e que Bolsonaro está com os dois pés no partido. E teria dito ainda que o PL não apoiará o PT e a esquerda em lugar nenhum.

Ao fim da reunião o partido emitiu uma nota com dois pontos: “O Partido Liberal está pronto e alinhado para receber o Presidente da República, Jair Bolsonaro, em todos os estados. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, tem carta branca para conduzir e decidir sobre a sucessão presidencial e a filiação do presidente Bolsonaro”.

Não ficou claro, porém, se os aliados de Bolsonaro, que hoje estão em outros ou sem partidos, terão espaço na legenda. Por exemplo, o PL vai aceitar a família Manato, caso a filiação de Bolsonaro se concretize?

“Está em discussão”

O presidente do PSC-ES, Reginaldo Almeida disse que está em discussão uma possível ida da deputada federal Soraya Manato para disputar a reeleição no partido. “Estamos conversando com algumas pessoas e esse tema está em discussão. Precisamos montar uma chapa forte para federal, tendo dois deputados com mandato, podemos fazer duas cadeiras”, disse Reginaldo.

Ele contou que convidou outros nomes para se filiarem também: “Conversei com o ex-prefeito Juninho, com o deputado estadual Renzo, com o federal Evair, com o comandante Ramalho (Sesp). Muita gente está aguardando e vai deixar para a última hora a decisão”, disse.

No próximo sábado (20), o partido faz um encontro estadual com as lideranças e filiados do partido. A deputada federal Lauriete Rodrigues presta contas do mandato e o prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, vai dar uma palestra sobre o estilo de governo do PSC. O advogado eleitoral Marcelo Nunes também participa explanando sobre a legislação eleitoral. O encontro será na Câmara de Vitória, às 9h.

***

Ministro da educação vem aí…

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, vem ao Estado nesta quinta-feira (18) para a posse do reitor do Ifes, Jadir Pela, para a gestão de 2022-2025, e que será nos galpões de Jardim da Penha, que estão em uso pelo instituto. O governador também participa do evento.

No dia seguinte (19) o ministro participa de um atendimento do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a municípios do Norte e do Noroeste do Estado. O evento tem como alvo prefeitos, secretários e gestores da Educação e será na Câmara de Vereadores de Barra de São Francisco, a partir das 10 horas. O ministro vem com o vice-líder do governo federal na Câmara, Evair de Melo.

 

… Para a alegria de Majeski!

Sergio Majeski / crédito: Lucas Costa-Ales

O deputado estadual Sergio Majeski, que também é professor, fez um discurso duro contra a suposta interferência do governo federal na prova do Enem. “A prova do Enem não tem que ter a cara de governo nenhum. O Presidente teve acesso às questões da prova? Isso é um absurdo”, disse Majeski, na sessão da Assembleia da última terça-feira. Ele se referia a uma fala de Bolsonaro, da última segunda-feira, que o Enem “começava a ter a cara do governo”. Ontem Bolsonaro negou ter visto as questões da prova. O Enem será no próximo final de semana.

***

Rigoni livre

O deputado federal Felipe Rigoni ingressou no Movimento Livres – associação civil sem fins lucrativos que atua como um movimento político suprapartidário em defesa do liberalismo. Para marcar sua chegada, haverá um evento nesta quinta-feira (18), às 19h, no Makers Network, Vitória, com a participação do cientista político e diretor-executivo do Livres, Magno Karl, e da advogada e economista Elena Landau.

***

Igreja no combate à violência doméstica

O Fórum Evangelho e Justiça, formado por diversas lideranças evangélicas que têm como objetivo discutir justiça e direitos humanos à luz da Bíblia, fez ontem (17) uma live sobre “Evangelho que transforma: experiências de combate à violência contra a mulher”, abordando como a igreja pode se envolver na prevenção e também atendimento às vítimas de violência doméstica. No próximo mês, o fórum fará um workshop sobre a “Fé cristã e o meio ambiente” e também sobre “Evangelho e Justiça”.

***

Drogas e racismo

A Rede Abraço, programa do governo do Estado, promove nesta sexta-feira (19) – às 13h30, no Palácio da Fonte Grande, Vitória – o seminário “As drogas e o racismo estrutural na sociedade brasileira”. Participam a assistente social Meyrieli de Carvalho, que é especialista em políticas de gestão de gênero e raça, e o advogado criminalista Raoni Vieira Gomes, mestre em Direitos e Garantias Fundamentais.

***

Em tempo de estiagem…

Foi sancionada lei do deputado Adilson Espíndula que prevê prioridades no uso da água em época de estiagem. Segundo a lei, a prioridade é para consumo humano, consumo de animais e irrigação de lavouras. A lei regulamenta o uso e era um pedido principalmente dos produtores rurais, onde Adilson, que é de Santa Maria de Jetibá, tem seu reduto eleitoral.