Arnaldinho diz que não irá adotar passaporte sanitário para servidores

Crédito: Prefeitura de Vila Velha

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), descartou cobrar o chamado “passaporte sanitário” dos servidores municipais. Desde a semana passada, passou a valer no Estado uma portaria do governo que proíbe os servidores estaduais não vacinados de acessarem os órgãos públicos, o que significa que os não vacinados não poderão trabalhar e, consequentemente, terão falta, o dia descontado e responderão a processos.

Em entrevista para o programa De Olho no Poder, na Jovem Pan News Vitória, semana passada, o governador explicou que cerca de 3% dos servidores não tinham se vacinado e que cabe ao funcionário público dar o exemplo. “Não existe esse negócio de ter direito de não se vacinar. Se você morasse sozinho no mundo, tudo bem. Mas não mora”, disse Casagrande, durante a entrevista.

Embora seja aliado do governador, Arnaldinho disse que, ao menos por enquanto, não pretende adotar a mesma medida. “Não vamos forçar ninguém a se vacinar. A não ser que tenhamos, de fato, cientificamente uma comprovação que nos leve a tomar essa atitude. Se for necessário, podemos repensar e dialogar”, disse o prefeito.

Arnaldinho contou que em Vila Velha a estratégia usada é a de “convencimento” para incentivar a vacinação, inclusive de servidores. “Temos um papel de convencimento. Por várias vezes eu fui à minha rede social incentivando as pessoas a se vacinarem. E temos feito isso com os servidores”.

Uma das ferramentas usadas nesse convencimento é o “carro da pamonha”, ou melhor, o “carro da vacina passando na sua rua” convidando os moradores da comunidade a completar a imunização. De acordo com o Painel Covid (coronavirus.es.gov.br) mantido pelo governo do Estado, o percentual de adesão à 2ª dose do município não chega a 60%.

Quando questionado se era a favor da cobrança do passaporte sanitário ou comprovante de imunização para acessar comércios, viagens e eventos, o prefeito fez ressalvas. “Acho que em algumas situações deve pedir sim, principalmente em locais onde pode ter aglomeração. Mas tem certos locais que pode relevar”, amenizou Arnaldinho.

E ao que parece, um dos eventos que pode ser “relevado” será o Réveillon. Se depender do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), o município canela-verde vai ter na virada do ano 10 balsas e três pontos fixos na orla que produzirão 15 minutos de show pirotécnico para moradores e turistas. “E sem barulho”, enfatiza Arnaldinho, para não incomodar os idosos, autistas e pets.

Arnaldinho diz que está na dependência, porém, da matriz de risco e de como estará a situação na Grande Vitória no dia 24, véspera de Natal. Vitória cancelou a festa de final de ano, com isso a tendência é que Vila Velha receba um público bem maior na virada.

Balanço da gestão hoje na JP News Vitória

 

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, participa hoje (9) do programa De Olho no Poder na rádio Jovem Pan News Vitória (90.5 MHz), a partir das 16 horas. Ele vai fazer um balanço da gestão deste primeiro ano do mandato, falar de projetos para o próximo ano, promessas de campanha, entregas e também sobre articulações políticas. Ele também vai dar mais detalhes sobre as festas de fim de ano e o combate à pandemia de Covid-19.