Cúpula do PP no ES, os motivos de Neucimar e teste de DNA na PEC dos Pedagogos

Crédito: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Cúpula do PP no Estado

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente nacional do PP e ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, confirmaram a vinda ao Estado no próximo dia 11 para a filiação do deputado e coordenador da bancada federal capixaba, Josias da Vitória, ao PP.

O evento está marcado para ocorrer no Centro de Convenções de Vitória a partir das 13 horas. Outros deputados federais da legenda devem comparecer ao evento, além dos correligionários locais, como o deputado federal e vice-líder do governo Bolsonaro, Evair de Melo, e o presidente estadual da sigla e secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

Da Vitória é cotado para disputar uma vaga de Senado nas eleições deste ano, embora tenha dito que é pré-candidato à reeleição (Câmara Federal). Ele disse em entrevista ao programa De Olho no Poder, na rádio JP News Vitória, que o partido quer indicar o nome ao Senado ou de vice na chapa do governador Renato Casagrande. Embora nacionalmente o PP faça parte da base de Bolsonaro, no Estado ele compõe a frente de apoio a Casagrande.

***

Conversas com os tucanos

O Cidadania, que perde o deputado federal Josias da Vitória para o PP, tem conversado com o PSDB, para também fechar uma federação. Enquanto isso não é definido, também está formando sua chapa federal. Quem deve disputar uma das vagas é o ex-presidente da Câmara de Vitória Vinícius Simões. A secretária estadual do Turismo, Lenise Loureiro, que na eleição passada foi candidata à Câmara Federal, deve disputar cadeira na Assembleia, agora.

***

À espera de Foletto

Da Vitória é coordenador da bancada federal capixaba/ crédito: Assessoria de Comunicação

O coordenador da bancada federal capixaba, Josias da Vitória, vai aguardar o atual secretário estadual da Agricultura, Paulo Foletto, se desincompatibilizar do cargo e reassumir sua cadeira na Câmara Federal, para discutir com os outros parlamentares capixabas sobre a eleição para a coordenadoria da bancada.

A expectativa é que Da Vitória seja reeleito, pela terceira vez. Com a ida de Foletto, quem deixa a Câmara é o deputado federal Ted Conti, seu primeiro suplente. Os dois são pré-candidatos à reeleição, nas eleições deste ano, pelo PSB.

***

Chapa quase completa

A chapa federal do PSB está quase completa e esse é um dos motivos para que o presidente estadual socialista, Alberto Gavini, esteja resistente à filiação. Além do secretário Paulo Foletto e do deputado Ted Conti, o PSB conta ainda com os nomes da vice-governadora, Jacqueline Moraes; do diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira; do deputado estadual Freitas; do ex-vice-prefeito de Vitória Sérgio Sá; e da ex-prefeita de Mimoso do Sul Flavia Cysne, entre outros.

***

Neucimar não votou

O deputado federal Neucimar Fraga (PSD) foi o único da bancada capixaba que não votou no projeto que legaliza os jogos de azar no País. Da bancada, seis votaram “não” e outros três votaram “sim”. Neucimar explicou o motivo de sua abstenção: “Meu partido orientou voto ‘sim’, mas em respeito a muitos eleitores e amigos que são contra, não votei no mérito do projeto”.

A matéria agora será apreciada no Senado. O Centrão apoia a legalização dos jogos, alegando que vai gerar emprego e aumentar a arrecadação de impostos para o país. A bancada evangélica e a oposição, são contra. Os religiosos afirmam que os jogos destroem as famílias. Já a oposição, que a medida facilita a lavagem de dinheiro.

***

Na pista

A coordenadora do Movimento Conservador e presidente do Direita-ES, Alexandra da Silva, se filiou ao PL e é pré-candidata à deputada estadual pela sigla. Alexandra atuou na campanha do vereador de Vitória Gilvan da Federal e chegou a ser servidora da Câmara de Vereadores.

***

Quando o filho é bonito…

Na semana passada, o deputado Bruno Lamas divulgou aos quatro cantos que a sua PEC, que autorizava os pedagogos a terem duas cadeiras no serviço público, foi aprovada. Não passou muito tempo para o deputado e correligionário Sergio Majeski também requerer a paternidade. “A PEC não é apenas do Bruno Lamas, eu protocolei uma PEC com as assinaturas necessárias e a minha foi anexada à dele”, disse.

Logo depois começou a circular nos grupos de mensagens e em redes sociais uma foto do presidente da Assembleia, Erick Musso, com a legenda: “Promulguei a PEC dos Pedagogos”.