GIRO POLÍTICO: a novela de Soraya no PTB, vice-governadora pede cassação de vereador e botox para a campanha

Soraya vai se filiar ao PTB num evento em Brasília. Agora vai?

A deputada federal Soraya Manato acertou os detalhes para sua filiação ao PTB na noite de ontem. Com o partido, ao menos por enquanto, nas mãos dos aliados de Bolsonaro, o convite para a deputada disputar a reeleição pela legenda volta a ficar de pé.

O anúncio da filiação da deputada foi feito pelo Tenente Assis em suas redes sociais e Manato confirmou. Segundo Manato, todo o processo de filiação já foi acertado e agora, a parte do evento será feita em Brasília, junto com o presidente Bolsonaro. “Foi feita uma videoconferência e assumido os compromissos. O PTB quer fazer um evento em Brasília, com todos os deputados que vão entrar, para bater uma foto com Bolsonaro”.

Manato disse também que o PTB está com ele. Nas últimas semanas, uma turbulência interna tomou conta do partido com a mudança de diretórios estaduais e do comando em alguns estados, incluindo o Espírito Santo. Por uma semana, o comando do PTB capixaba passou para as mãos do deputado Adilson Espíndula, que agora é alvo de processo na Comissão de Ética do partido.

***

Renzo, Gildevan e Jamir Malini no PSC

O PSC faz às 10 horas deste sábado (19) um evento para a filiação do deputado estadual Renzo Vasconcelos e dos ex-deputados Gildevan Fernandes e Jamir Malini.

Os três são pré-candidatos à Câmara Federal numa chapa que já conta com a deputada federal Lauriete Rodrigues, que vai tentar a reeleição, e com o ex-vereador de Vitória Wanderson Marinho.

***

Ideologia x Pragmatismo

Embora o presidente do Psol, Toni Cabano, tenha dito que há resistências internas no partido para uma federação com a Rede e apoio a uma candidatura ao governo do Estado a Audifax Barcelos, o Psol pode, com a federação, voltar a ter uma cadeira na Assembleia. A última vez que o partido teve um representante na Ales foi com Brice Bragato, que teve três mandatos e deixou a Casa em 2006. Avaliação de alguns psolistas é que a vereadora de Vitória Camila Valadão, cotada para a disputa à deputada estadual, estaria praticamente eleita com a federação.

***

Tradição x Inovação


O deputado federal Felipe Rigoni fugiu do tradicional e inovou no lançamento da sua pré-candidatura ao governo do Estado, na noite de quinta-feira (17), num evento que contou com intervenções artísticas, encenações, apresentações musicais de rap e um cenário que homenageou agricultores e profissionais da saúde, da educação e da segurança. A plateia, majoritariamente, era formada por jovens.

O presidente nacional do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar, participou de forma virtual e mandou uma mensagem para o deputado: “Parabéns, Felipe, estamos muito felizes com esse projeto, que vai proporcionar mais igualdade e mais oportunidade para o Espírito Santo”.

Já a situação com os deputados da legenda continua no mesmo imbróglio. A próxima semana deverá ser decisiva para os mandatários que devem definir se continuam ou não no partido.

***

Vice-governadora assina abaixo-assinado para cassar mandato de vereador de Vitória

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, assinou um abaixo-assinado online, na plataforma “change.org” que pede a cassação do mandato do vereador de Vitória Gilvan da Federal (Patriota). Ela postou a assinatura em suas redes sociais.

Jacqueline já foi alvo de Gilvan. Num discurso que fez na Câmara de Vitória, Gilvan disse que Jacqueline teria enriquecido rapidamente e seria dona de “fazendas e mais fazendas”. Ele publicou o discurso em rede social, Jacqueline foi à Justiça, denunciou que a postagem era mentirosa e a Justiça determinou a retirada do material sob pena de multa.

Gilvan já foi denunciado 10 vezes na Corregedoria da Câmara de Vitória por quebra de decoro, racismo religioso, apologia à tortura, ataques à imprensa, entre outras coisas. Quatro desses processos, porém, foram arquivados. Ele também já foi denunciado no Ministério Público. Até a noite de ontem, o abaixo-assinado já contava com 4.725 assinaturas – mais de três vezes a votação do vereador, que foi eleito com 1.560 votos.

***

Férias movimentadas

E depois de admitir a possibilidade de disputar o governo do Estado nesse ano, o superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, Eugênio Ricas, tem passado os últimos dias de férias em diversas reuniões e encontros com lideranças religiosas e políticas. As postagens no Instagram que o digam. Políticos de carreira avisam: é bom aproveitar para descansar agora, porque campanha eleitoral não é fácil, não.

***

E toma botox!

Falando em campanha eleitoral, alguns políticos já estão se preparando para a maratona. Alguns começaram uma dieta, outros entraram na academia e o presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael, colocou botox. Davi é um dos cotados da Câmara para disputar uma vaga à Assembleia.

“Dia de fazer lanternagem na lataria, afinal nesse ano viro quarentão”, escreveu Davi em sua rede social.

***

Na pescaria

Os pescadores e colônias pesqueiras de todo o Estado estiveram na última quinta-feira (17) na Assembleia Legislativa para debater permissão de pesca, marco regulatório, concurso para técnico e engenheiro de pesca e invasão de traineiras na costa capixaba. A reunião foi convocada pelo deputado estadual Bruno Lamas (PSB), recém-eleito presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pesca.

***

Na pescaria II

Na concorrência com as colônias pesqueiras estão muitos dirigentes partidários, pescando no aquário (ou melhor, partido) alheio para conseguir formar as chapas de estadual e federal. Sem coligação, o mar definitivamente não está para peixe!

***

Contra a desinformação

Em ano eleitoral, toda ajuda contra a desinformação e contra as campanhas de fake news é válida. Ontem, o músico, compositor e jornalista Felipe Izar lançou um manifesto abordando o perigo das notícias falsas na sociedade e o papel da educação e da imprensa em combatê-las. Trata-se de uma produção audiovisual, já disponível nas redes sociais do artista. Além de Izar, participam do manifesto o jornalista Luiz Fernando Brumana e a escritora Aline Dias, além do fotógrafo Ademir Ribeiro.

***

Alô, Justiça Eleitoral!

A campanha eleitoral já começou nos púlpitos de algumas igrejas.