Prefeito garante Ramalho no Podemos, Renzo noiva com o PSC e deputado pode ser expulso do PTB

Crédito: Prefeitura de Vila Velha

“Ramalho é Podemos”, diz o prefeito Arnaldinho Borgo

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, que ficou responsável em montar a chapa federal para disputar as eleições pelo Podemos, garantiu que o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, vai para o partido.

“Ramalho é Podemos”, disse Arnaldinho, que conta com o secretário nos quadros de federal junto com o do secretário de Planejamento, Gilson Daniel; com o médico Gustavo Peixoto; com a ex-vereadora Tia Nilma; o vice-prefeito de Vila Velha, Victor Linhalis e a ex-candidata a prefeita de Guarapari Fernanda Mazelli.

Sobre a possibilidade de Ramalho disputar o Senado, conforme ele contou à coluna De Olho no Poder ontem, Arnaldinho disse que está em construção. “Podemos tem quadros para todos os cargos”, disse Arnaldinho.

O prefeito também desmentiu burburinhos de que haveria um esvaziamento na chapa federal, que poderia forçar Gilson Daniel a se filiar a outro partido. Também negou qualquer estranhamento entre eles.

***

Após desquitar do PP, namorar o Pros, flertar com o PDT e o Republicanos, Renzo noiva com o PSC

O deputado estadual Renzo Vasconcelos esteve ontem (16) na sede do partido PSC e selou o compromisso de se filiar à legenda e disputar a Câmara Federal ao lado da deputada Lauriete Rodrigues, que tentará a reeleição, e do ex-vereador de Vitória Wanderson Marinho.

Renzo, que está de saída do PP, esteve bem próximo de se filiar ao Pros, que é comandado pelo seu aliado Kauê Oliveira, chegou a ter conversas com o PDT e com o Republicanos, mas, segundo o presidente estadual do PSC, Reginaldo Almeida, agora Renzo se decidiu. “Sua filiação está confirmada e será oficializada num evento que vai ocorrer nos próximos dias”, disse Almeida. Nos bastidores, tem gente que só acredita quando a ficha de filiação estiver assinada.

***

Rigoni lança pré-candidatura ao governo hoje

Mesmo com o União Brasil capixaba passando por turbulências, o deputado federal e presidente da legenda, Felipe Rigoni, lança nesta quinta-feira, às 19h, sua pré-candidatura ao governo. Rigoni enfrenta resistência interna, por parte de deputados estaduais, que passaram a semana se reunindo com outros dirigentes partidários para definirem um rumo.

O grupo de deputados estaduais – Theodorico Ferraço, Coronel Quintino, Zé Esmeraldo e Torino Marques, além dos dois agregados: Marcos Garcia e Hércules Silveira – reclama de falta de diálogo e imposição da pré-candidatura ao governo, além de questionarem a mudança de comando no partido – o ex-senador Ricardo Ferraço estava à frente, num acordo informal com a nacional.

Rigoni disse que iria conversar com os deputados e que daria condições a todos os pré-candidatos de disputarem, com relação à divisão dos recursos do Fundo Partidário. Dois deputados consultados ontem pela coluna disseram que não iriam ao lançamento da pré-candidatura. O imbróglio parece estar longe do fim.

***

Presidente da Câmara de Vitória pede “reconsideração” ao TJ em lei que proíbe passaporte sanitário

O presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael, acompanhado dos procuradores da Câmara e do presidente do Conselho Estadual das Igrejas Evangélicas do Estado (Ceigev-ES), pastor José Ernesto Conti, foram ao Tribunal de Justiça e protocolaram uma “reconsideração de decisão liminar” direcionada ao desembargador Telêmaco Antunes.

O desembargador concedeu liminar a pedido do Ministério Público Eleitoral que entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra lei aprovada na Câmara de Vitória e sancionada pelo prefeito Lorenzo Pazolini que derruba a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacinas em estabelecimentos públicos e privados em Vitória, que vai de encontro à portaria estadual que exige a comprovação em municípios que estejam acima do risco baixo, ou seja, com índice preocupante de contaminação por Covid-19.

O documento, assinado pelo presidente Davi e pelos três procuradores da Casa, justifica que “o escopo da norma estadual é impor uma sanção como forma de coerção àqueles que não se submeterem à vacinação, procedimento este que nem sequer consta como obrigatório no Programa Nacional de Imunizações instituído pelo Decreto Federal nº 78.231/1976 (art. 26 e seguintes)”.

Diz também que a norma que exige o passaporte vacinal foi implantada por meio de portaria e que não teria força e nem peso de uma lei.

Em sua decisão liminar, o desembargador considerou os argumentos do Ministério Público, que defendeu que a lei é inconstitucional. O mérito será analisado pelo plenário do Tribunal de Justiça.

***

Ação contra Adilson Espíndula no Conselho de Ética do PTB

Adilson Espíndula / crédito: Ales

O presidente do PTB-ES, Bruno Lourenço, protocolou no Conselho de Ética do Diretório Nacional do PTB pedido de investigação contra o deputado Adilson Espíndula por “condutas praticadas referente aos desdobramentos relacionados ao comando do PTB Nacional”.

Adilson ficou uma semana à frente da sigla após o então presidente, Bruno Lourenço, ser destituído. A destituição ocorreu de forma conturbada, pela agora ex-presidente nacional do partido, Graciela Nienov que, após ter sido destituída do comando, ficou com as senhas de filiações e mudou o comando de diversos diretórios estaduais.

Além de Adilson, a ex-presidente do PTB Mulher-ES Viviane Barbosa também é alvo de investigação. Há a possibilidade deles serem expulsos do partido. “Conforme documentos em anexo, verifica-se que os membros acima nomeados são signatários apoiadores da ex-presidente do PTB Graciela Nienov, clara traidora dos preceitos estatutários do PTB e, agora, suspeita pelo cometimento de crimes no intuito de se beneficiar em desfavor do partido”, diz trecho do documento.

Adilson é da base aliada do governador Renato Casagrande e, se continuasse à frente do partido, não iria apoiar Carlos Manato (PL) ao governo e nem filiar a deputada Soraya Manato para disputar a reeleição. Pelo menos por ora o partido volta a ser aliado do PL.

***

Hartung se reúne hoje com Kassab

Kassab e PH

Está marcado para a manhã desta quinta-feira um encontro entre o ex-governador Paulo Hartung e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Hartung deve definir se entra ou não no partido e também se participa ou não do processo eleitoral desse ano.

Kassab já citou Hartung como um possível presidenciável da legenda. No Estado, Hartung estaria estimulando diversas candidaturas e influenciando na formação nas negociações que envolvem o PSD.

Conforme a coluna antecipou no último dia 11, o superintendente da Polícia Federal no ES, delegado Eugênio Ricas, recebeu convite do PSD e estaria bem próximo de se filiar ao partido. Ele admitiu a possibilidade de disputar o Palácio Anchieta.

***

Hoje tem!

Nesta quinta-feira, a partir das 16 horas, tem entrevista no programa “De Olho no Poder com Fabi Tostes” na rádio Jovem Pan News Vitória (90.5 MHz). E o entrevistado de hoje é o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) que é pré-candidato ao governo do Estado. A entrevista também pode ser acompanhada por aqui.