“O melhor cenário para a federação é a candidatura do Contarato”, diz presidente do PT

Crédito: Arquivo pessoal

A presidente do PT capixaba, Jackeline Rocha, em entrevista para o programa “De Olho no Poder com Fabi Tostes”, descartou qualquer possibilidade do partido retirar a pré-candidatura do senador Fabiano Contarato ao governo do Estado. Ela também disse que é quase “zero” a chance de caminhar com o governador Renato Casagrande no 1º turno.

A líder petista disse que o senador é o candidato da federação – que além do PT, tem PV e PCdoB –, uma vez que o PT é maioria dentro do novo formato de união partidária. Segundo Jacqueline, a candidatura própria, e de Contarato, é o melhor cenário para os três partidos.

“Mais do que nunca, a candidatura do Contarato está de pé. Esse palanque é importante para fortalecer a candidatura de Lula e a eleição proporcional. O melhor cenário para a federação hoje é a candidatura própria, e do Contarato”, disse Jackeline.

A petista explicou que a Comissão Provisória da federação é formada pelos presidentes dos três partidos – ela, Fabrício Machado (PV) e Neto Barros (PCdoB) – e que a formação do comando leva em conta o tamanho das bancadas na Câmara Federal. Por isso, mais militantes do PT farão parte da executiva da federação, o que garante maioria para decidir pela candidatura própria.

Na última terça-feira (19), Neto Barros disse à coluna que uma candidatura própria teria que ter a “aquiescência da maioria dos integrantes da federação”. Já Fabrício Machado, que preside o PV, disse que tem um compromisso histórico de apoiar o governador Renato Casagrande, caso ele seja candidato à reeleição e que trabalhava para unir PT e PSB numa frente ampla.

A depender de Jackeline, porém, essa unidade não vai ocorrer no primeiro turno. Questionada se havia alguma chance de caminhar com Casagrande – se ele for candidato – ainda no primeiro turno, a petista respondeu: “Nesse cenário que a gente tem hoje seria realmente muito difícil. O tempo do PT não é o tempo do PSB e do Casagrande. Não participamos do governo de Casagrande”.

Uma das principais dificuldades é a questão de ter um palanque para Lula. Jackeline contou sobre o que levou na reunião que teve na semana passada com a cúpula do PSB e com Casagrande. “Levamos para o governador que nossa candidatura é competitiva, viável e que, estrategicamente, a candidatura cumpre um papel importante para o PT, até para as candidaturas proporcionais e também para ter um verdadeiro palanque para Lula, que não se declare neutro ou que dê apenas declarações tímidas”.

A presidente petista ainda fala sobre as articulações do partido, estratégias para as eleições proporcionais e tratativas com outras lideranças. A entrevista vai ao ar às 16 horas desta quinta-feira (21), na rádio Jovem Pan News Vitória (90.5 MHz) e pode ser acompanhada por aqui.