Daniel Silveira não vem mais ao Estado, diz PTB

Crédito: Câmara dos Deputados

Num comunicado divulgado na manhã deste sábado (14), o PTB capixaba informou que o deputado Daniel Silveira, que estava sendo aguardado para o encontro do partido nesta manhã, não veio ao Estado para evitar “represálias do STF”. Ele participou do evento de forma virtual e fez um discurso por teleconferência.

“Em sua última viagem, no dia 1º de Maio, para São Paulo, o deputado Daniel Silveira, mesmo com indulto presidencial, acumulou vários problemas na Justiça, inclusive para o presidente do PTB-SP, o empresário Otávio Fakhoury, que foi intimado pela Polícia Federal, atendendo solicitação do ministro do STF Alexandre de Moraes. Assim, para evitar imbróglios e problemas para os organizadores e dirigentes do PTB-ES, deputado Daniel Silveira vai participar (do evento) por videoconferência”, diz trecho da nota.

O STF aplicou uma multa de R$ 405 mil ao deputado e bloqueou seus bens por ele ter descumprido uma série de medidas restritivas determinadas pela Corte. Silveira é obrigado a usar a tornozeleira eletrônica, não pode viajar e nem participar de eventos públicos.

“Bloqueio bancário, multas, intimações de prisão, proibição de viagem e até em voos de carreira. Estou sem minha liberdade de ir e vir”, teria dito Silveira a Tenente Assis, organizador do evento e pré-candidato do PTB-ES à Câmara Federal.

Na coluna “De Olho no Poder” publicada neste sábado, a coluna questionou se o PTB capixaba iria afrontar o STF e trazer o capixaba. Assis disse que estava verificando a possibilidade de possíveis sanções contra o partido com o departamento jurídico.

O encontro dos “leões conservadores do PTB-ES” ocorreu no auditório da Aspomires (Associação dos Policiais Militares do ES), em Bento Ferreira, e contou com a participação da deputada federal Soraya Manato, do marido e pré-candidato ao governo, Carlos Manato, do deputado estadual Torino Marques, entre outros.

Num discurso de aproximadamente cinco minutos, que foi transmitido por um telão instalado no evento, Silveira disse que conclamou os presentes para serem os “maiores eleitores e cabos eleitorais” do presidente Bolsonaro.

“Se não fosse o presidente Bolsonaro, o Brasil seria hoje uma Venezuela. Bolsonaro é a barreira contra o socialismo. O que eu gostaria de pedir a você nessa eleição que eu considero a mais importante para as próximas três décadas, é que você seja o maior eleitor e o maior cabo eleitoral do presidente Bolsonaro”.

Silveira também reclamou da condenação que sofreu do STF. “Crimes contra a honra não são punidos com cerceamento da liberdade. Jamais poderia ocorrer uma prisão, ainda mais contra um parlamentar”, disse ele. Ao término do discurso, Silveira foi aplaudido.