GIRO POLÍTICO: Até as 23h59 para virar eleitor, críticas a Casão e PH na TV e sinais, fortes sinais…

Até as 23h59 de hoje para tirar ou regularizar o título eleitoral

Quem pretende votar nas próximas eleições de outubro tem até as 23h59 de hoje (04) para regularizar ou tirar o título eleitoral. Isso se o atendimento buscado for o online. Caso o eleitor prefira ir pessoalmente ao cartório eleitoral, tem até as 18 horas.

Segundo o TRE, não há dados atualizados do Espírito Santo, o que deve ocorrer só a partir de amanhã (05), mas, números do dia 26 de abril, davam conta que 41.085 eleitores, entre 18 e 69 anos, estavam com os títulos cancelados. Só a título de comparação, 40 mil eleitores é o tamanho do eleitorado de Nova Venécia, segundo o TRE.

Para ajudar os eleitores a resolverem as pendências eleitorais, o TSE disponibilizou um passo a passo na plataforma online, que pode ser conferido aqui. Segundo as estatísticas do TSE datadas de março, o Espírito Santo tem 2.822.832 eleitores.

***

“Muito tempo para Paulo e Renato”, diz Rigoni na estreia da propaganda eleitoral

O deputado federal Felipe Rigoni (União) estreou nas inserções partidárias da TV já com críticas à dobradinha Casagrande-Hartung no governo do Estado nas últimas duas décadas. Ele fez uma relação sobre fases marcantes da sua vida – como quando ficou cego, aos 15 anos, e quando se formou em engenharia – com quem estava governando na época.

“Você já deu muito tempo para o Paulo e para o Renato e os velhos problemas na Saúde, na Segurança e no Saneamento ainda estão aí. Será que não é tempo de dar chance para uma mudança?”, questionou no programa de 30 segundos.

***

Sinais, fortes sinais…

O deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) e o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) se encontraram ontem em Vitória para um café da manhã. No cardápio, a pauta da educação pública e, claro, política. Majeski é candidato a deputado federal e, embora esteja no PSDB, deve conduzir sua campanha da mesma forma que conduz o mandato: de forma independente.

Guerino é candidato ao governo do Estado e tem conversado com diversas lideranças partidárias em busca de apoio. O PSDB ainda não definiu o rumo que irá tomar com relação à candidatura ao governo do Estado, embora hoje esteja próximo a Casagrande e federado com o Cidadania, aliado de primeira hora do Palácio Anchieta. Mas, como política é como nuvem, o que se desenha hoje, não se descreve amanhã.

***

Parlamentares se solidarizam com equipe expulsa de manifestação

Parlamentares se solidarizaram na segunda-feira, durante sessões na Assembleia e na Câmara de Vitória, com a equipe da TV Vitória que foi hostilizada e expulsa da manifestação em apoio ao presidente Bolsonaro, no domingo. Atiçados pelo vereador de Vila Velha Rômulo Lacerda (PTB), um grupo de manifestantes vaiou e tentou impedir o trabalho dos jornalistas, que foram obrigados a deixar a cobertura do evento escoltados pela Guarda Municipal de Vila Velha.

“Isso é lamentável. Em pleno Dia do Trabalho você impedir que trabalhadores executem seu trabalho. Jornalistas são trabalhadores”, disse o deputado estadual Sergio Majeski na tribuna da Ales.

Na Câmara de Vitória, os vereadores Leandro Piquet, Luiz Emanuel, Davi Esmael, Camila Valadão e Karla Coser também repudiaram o ataque aos profissionais da imprensa, principalmente por ter sido motivado por um outro parlamentar na cidade vizinha.

Ontem (03), Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o senador Fabiano Contarato e a vice-governadora Jacqueline Moraes lembraram da data. “Hoje, devemos manter nossa vigilância para os riscos autoritários da censura: os cupins da democracia falam em liberdade de expressão da boca pra fora e, a todo tempo, flertam com ataques ao jornalismo profissional, que será sempre uma pedra no sapato de candidatos a ditador!”, disse Contarato.

Jacqueline, por sua vez, fez um fio no Twitter e, entre outras coisas, publicou: “Nos últimos anos tenho visto com preocupação diversos ataques à imprensa, cerceamento do trabalho de profissionais jornalistas e muitas outras atitudes que trazem muita preocupação com o nosso futuro (…) Só com uma imprensa livre é possível haver diálogo, esclarecimento e informação de qualidade”.

***

Projeto aumenta licença-maternidade em casos de internação

Davi Esmael

Será votado hoje em regime de urgência na Câmara de Vitória projeto que dará às servidoras do município direito de terem a licença-maternidade contada após a alta hospitalar, caso mãe ou bebê precisem de internação após o parto. O Projeto de Lei 72/2022 foi assinado pelo prefeito Lorenzo Pazolini na segunda-feira (02) e teve a urgência aprovada pelos vereadores durante a sessão, logo em seguida.

Ontem, foi aprovado projeto de resolução semelhante, destinado às servidoras do Poder Legislativo. O projeto é do presidente da Câmara, Davi Esmael, e foi protocolado ainda no ano passado.