Em vídeo, Bolsonaro deseja “boa sorte” a Manato e Magno Malta na eleição

No primeiro vídeo divulgado citando candidatos do Espírito Santo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) desejou “boa sorte” aos pré-candidatos do seu partido: o ex-deputado Carlos Manato, que vai disputar o governo, e o ex-senador Magno Malta, que concorrerá ao Senado.

“Olá, amigos do Espírito Santo, no próximo dia 30 é convenção do PL em Vitória. O nosso pré-candidato ao governo do Estado, Carlos Manato, e o nosso pré-candidato ao Senado também, Magno Malta. Boa sorte a vocês dois e a todo o Espírito Santo. Estamos juntos”, disse Bolsonaro no vídeo, entre Manato e Malta.

O vídeo foi gravado em Brasília ontem (20). “Declarou apoio a Manatinho e Magno”, disse Manato, embora as palavras do Presidente tenham sido poucas e um tanto quanto tímidas. O vídeo tem duração de 21 segundos.

Embora seja esperado o apoio do Presidente a candidatos do seu partido (PL), Bolsonaro tem se envolvido pouco nas eleições estaduais. Até porque em alguns estados o Presidente tem mais de um aliado. No Espírito Santo mesmo, além de Manato, outros pré-candidatos ao governo já declararam voto nele, como o ex-prefeito Guerino Zanon (PSD) e Erick Musso (Republicanos).

Malta e Manato foram a Brasília acompanhar a sanção do Presidente ao projeto aprovado da deputada federal Soraya Manato (PTB) que cria o Dia Nacional do Cristão, a ser comemorado no primeiro domingo de junho. “O Dia Nacional do Cristão é importante para o nosso país, que tem mais de 85% da população cristã”, disse Soraya na cerimônia de sanção da lei no Palácio do Planalto.

Os três também aproveitaram para alinhar os detalhes da vinda do Presidente ao Estado, no próximo sábado (23). Questionado se ficaria em Brasília para vir com Bolsonaro, na comitiva presidencial, Manato respondeu que “não pode andar no avião quem não tem mandato”.

Manato mandou fazer capacete personalizado para Bolsonaro

Ele e Malta vão recepcionar o Presidente no aeroporto e acompanhá-lo numa recepção e café da manhã para 500 pastores, políticos e empresários – eram 400 mas, segundo Manato, já aumentou – no espaço de eventos Patrick Ribeiro, que fica no aeroporto. Os eventos estão sendo organizados pelo Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp).

Manato vai levar sua moto, uma Harley-Davidson 1.200, para seguir o Presidente na motociata e vai presenteá-lo com um capacete personalizado. A chegada de Bolsonaro está marcada para as 9h e a saída da motociata, às 11h. Porém, os motociclistas vão se concentrar no aeroporto às 7h.

Conforme a coluna noticiou na segunda-feira, do aeroporto, a motociata passa pela Terceira Ponte e segue até o pedágio de Guarapari. Antes de retornar, a Marcha para Jesus sai do ponto de concentração, do posto Moby Dick em Vila Velha, cruza a Terceira Ponte – a expectativa é que se tenha 10 trios elétricos – e segue até a Praça do Papa, para onde a motociata retorna.

Na Praça do Papa, uma estrutura com palco estará montada para shows gospel e pregações. É esperado o discurso do Presidente durante o evento.

 

Apoio dos militares

O Projeto Político Militar (PPM), que reúne policiais e bombeiros militares mais alinhados com o bolsonarismo, anunciou apoio a Manato e a Malta para as eleições deste ano. O projeto já tinha escolhido seus representantes na disputa à Câmara Federal – será o Tenente Assis – e para a Assembleia: Cabo Eugênio (Grande Vitória), Coronel Weliton (Sul) e Soldado Olmir Castiglioni (Norte). Para presidente, o apoio será a Bolsonaro.

“Os pré-candidatos que estão comprometidos com o PPM, se eleitos em outubro, irão trabalhar pela sociedade como um todo, mas principalmente por essas demandas que as tropas têm apresentado”, disse Cabo Góes, presidente do PPM. Outros deputados estaduais que buscam a reeleição também se comprometeram com o grupo.