GIRO POLÍTICO: Igrejas na política, confirmação de apoio e Ales esvaziada

Toda eleição a mesma coisa…

Desde o retorno do recesso, há três semanas, a pauta de votações da Assembleia quando não está travada anda a passos de tartaruga. As sessões têm caído por falta de quórum (ausência dos deputados) ou são travadas pelos pedidos de vista em projetos que deveriam ser votados.

Nessa semana não foi diferente. Poucos parlamentares em plenário, sessões encerradas sem a votação dos projetos em pauta. Há ainda, os parlamentares que marcam presença e somem do plenário.

Há um projeto de resolução (PR 28/2016) que modifica o artigo 124 da resolução 2.700, de 15 de julho de 2009, e considera falta a ausência não justificada do parlamentar durante as votações. Mas o projeto está engavetado, há mais de 1.200 dias. O deputado Sergio Majeski é o autor do projeto e tem reclamado sobre a situação na Ales.

Toda eleição é a mesma coisa: os parlamentos ficam esvaziados e os trabalhos prejudicados. Culpa do processo eleitoral ou da falta de fiscalização e punição?

***

Guerino recebe apoio da Igreja Universal

O candidato ao governo Guerino Zanon (PSD) recebeu o apoio do candidato a deputado federal Devanir Ferreira (Republicanos) e da Igreja Universal do Reino de Deus – ligada ao partido Republicanos – no Estado.

No Estado, a Universal conta com 150 igrejas e 300 células de oração, segundo Devanir, que é pastor da denominação neopentecostal. Guerino postou fotos e vídeos, em sua rede social, recebendo orações dos bispos Alves e Bruno Gouveia, da igreja, e também declarações de apoio.

O Republicanos não tem candidatura própria ao governo. Vai para a disputa com a candidatura ao Senado do presidente da Assembleia, Erick Musso, e com as chapas proporcionais, de candidaturas à Câmara Federal e à Assembleia.

Quando Erick retirou sua candidatura ao governo, havia a especulação de que ele caminharia junto com Guerino, mas ele disse que não iria apoiar nenhum candidato. Ao menos, não oficialmente. Republicanos e União Brasil, presidido pelo deputado federal Felipe Rigoni, fecharam uma coligação para as eleições.

***

Associação de Pastores sai em defesa de Nelson Junior

A Associação de Pastores da Serra (Apes) saiu em defesa do pastor Nelson Junior (Avante), candidato ao Senado, após o pastor carioca Silas Malafaia divulgar um vídeo em suas redes sociais em que ataca o criador do movimento “Eu Escolhi Esperar”. No vídeo, ele pede votos para o ex-senador e também candidato Magno Malta e fala para os capixabas não desperdiçarem o voto, em Nelson.

“Respeitosamente, a Apes registra seu repúdio às afirmações do pastor Silas Malafaia, entendendo ser desrespeitosas e grosseiras, injustamente dirigidas a um pastor digno, honrado, de ilibado histórico no Espírito Santo, num veemente ataque ao ministério ‘Eu Escolhi Esperar’, de expressiva relevância no meio cristão. A Associação de Pastores Evangélicos da Serra (Apes) tem preservado valores como unidade, consenso e respeito recíprocos entre os seus associados, o que explica seu presente posicionamento. Entendemos que todos têm direito a pleitear um cargo público. Isso é democracia”.

O vídeo de Silas gerou polêmica em grupo de pastores – conforme a coluna noticiou –, que chegaram a chamar a atitude do pastor carioca de “infeliz” e “covarde”.

***

prefeito de Viana confirma apoio a rose

Wanderson e Rose / crédito: Júlio Victor

A senadora Rose de Freitas esteve com o prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), na última quinta-feira (18), e os dois acertaram que vão caminhar juntos. Wanderson faz parte do time de 64 prefeitos, apresentados pela senadora, que teriam anunciado apoio à sua reeleição.

Porém, o apoio ficou em xeque após a senadora apresentar sua primeira suplente, Solange Lube, que faz parte de outro grupo político em Viana. No ato em que apresentou suas suplentes, Rose disse que iria conversar com as lideranças do Podemos – prefeitos de Viana e de Vila Velha (Arnaldinho Borgo), além do presidente estadual da legenda, Gilson Daniel.

Por meio de sua assessoria, Wanderson confirmou o apoio à emedebista.

***

Virou meme!

Virou meme, nas redes sociais, a foto em que o governador Casagrande aparece conversando, animadamente, com os ex-presidentes Lula e Dilma na posse do ministro Alexandre Moraes, no TSE. Na frente deles, a mesa das autoridades, com os chefes de poderes, incluindo o presidente Bolsonaro, sérios, posando para foto. Num dos memes a legenda era: “Quando a pista bomba e o camarote flopa”. O teor da conversa animada, porém, permanece desconhecido.

***

Cultura na pauta

Representantes de 40 municípios estiveram presentes no Sônia Cabral para iniciar o debate sobre a implementação da Lei Paulo Gustavo, que tratá R$ 75 milhões para a cultura do Estado. A meta é construir um plano conjunto de implementação e a execução da lei deve aumentar a quantidade de conselhos municipais de cultura nos municípios. De 2020 para cá o número de conselhos aumentou de 26 para 49.

***

A vez dos marqueteiros

O deputado Bruno Lamas (PSB), que tenta a reeleição, fechou a comunicação da sua campanha com o marqueteiro Darlan Campos, que é consultor e sócio-proprietário da República Marketing Político e Comunicação Estratégica. Bruno vai focar na divulgação das leis que conseguiu aprovar na Assembleia, como o parcelamento do IPVA em seis vezes.

***

Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!