GIRO POLÍTICO: O recado de Colnago e mais de 600 candidatos à espera de julgamento

Colnago manda recado nas redes sociais: “Lealdade”

Após quase um mês sem se manifestar nas redes sociais, o ex-vice-governador César Colnago publicou um desabafo, que também foi entendido como um “recado”, falando sobre sua não participação nas eleições deste ano. O título da postagem foi: “Lealdade: um fator crucial nas relações humanas”.

“Após cerca de três décadas disputando eleições e exercendo mandatos eletivos, não disputarei as eleições de 2022, resultado de muita reflexão familiar, em especial com a minha esposa Vera”. Na mensagem, Colnago agradeceu “o apoio e a fidelidade de dois grandes amigos”, sendo um deles o ex-presidente do PSDB de Vitória Wesley Goggi. E concluiu: “Acredito que a lealdade deve ser a força motriz das relações humanas”.

No dia 28 de julho, Colnago pediu desfiliação do PSD após passar quatro meses na sigla. Ele tinha saído do PSDB, onde estivera por 30 anos, com a expectativa de que pudesse disputar o governo ou o Senado na nova legenda. Ele deixou o ninho tucano alegando que não teria encontrado espaço para debater seu projeto político.

Porém, no PSD ele enfrentou a mesma dificuldade. Primeiro porque o partido também filiou o ex-prefeito Guerino Zanon – este saído do MDB, onde também passou mais de 30 anos e não encontrou espaço para disputar o governo. Guerino passou a ter prioridade na disputa ao Palácio Anchieta e começou a negociar a vaga de Senado para atrair mais partidos para sua aliança.

Indignado por não ter conseguido espaço também no PSD, Colnago pediu sua desfiliação da sigla, que está indo para a eleição sem candidato próprio ao Senado e sem indicar apoio a nenhum dos concorrentes ao posto. Entre os candidatos que disputam o governo, Guerino é visto como o mais próximo do ex-governador Paulo Hartung, de quem Colnago foi vice.

Nos bastidores, a montagem do PSD após a saída do então dirigente estadual Neucimar Fraga teria passado pelas mãos do ex-governador, que é muito próximo do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. A postagem de Colnago nas redes sociais foi vista com um recado a seus antigos aliados. Ele foi questionado pela coluna sobre quem seria o destinatário do recado, mas não se manifestou.

***

603 pedidos de candidaturas à espera de julgamento

Faltam 38 dias para a eleição e 603 pedidos de candidaturas aguardam julgamento. Se a análise das candidaturas ocorrer direto, seguindo pelos sábados, domingos e feriados, serão necessários de 15 a 16 julgamentos por dia para chegar até a data da eleição (2 de outubro) sem nenhuma pendência.

Mas, se tiver pausa dos finais de semana e feriados, são 13 dias a menos até as eleições, e a quantidade de julgamentos vai precisar aumentar para 24/dia para dar conta até o dia 2. Até a noite de ontem (24) tinham sido analisados 161 registros, sendo nove de renúncia.

***

Painel de Controle do TC-ES em Brasília

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TC-ES), Rodrigo Chamoun, estará em Brasília, nesta quinta-feira (25), para apresentar ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) a ferramenta “Painel de Controle”, criada pela Corte capixaba. Com uma estrutura pioneira no país, a ferramenta permite o acompanhamento das finanças do governo do Estado, dos poderes Judiciário e Legislativo, além dos municípios. Por meio do Painel é possível ao cidadão fiscalizar como estão sendo empregados os recursos públicos.

***

Tributação, seletividade e federalismo em pauta

A OAB realiza nesta quinta-feira (25), das 9h às 19h, o evento “Tributação, seletividade e federalismo”, com diversos palestrantes daqui e de fora do Estado.

O evento será no Sheraton Vitória Hotel e, entre os temas debatidos, estão: “O ICMS e a seletividade no sistema tributário brasileiro”, “reforma tributária x seletividade”, entre outros.

***

Hoje tem!

O programa “De Olho no Poder com Fabi Tostes” a partir desta semana vai abordar eixos temáticos com pautas que precisam estar no radar dos candidatos ao governo e aos parlamentos. Nesta quinta-feira (25) estará em debate os eixos “Ambiente de negócios” e “Inovação”.

Quais os principais entraves do Espírito Santo para se estabelecer como um atraente ambiente de negócios? Quais os projetos prioritários que podem alavancar o Estado? O Espírito Santo ainda é o patinho feio da federação? Qual a principal bandeira dos “inovadores” capixabas?

Essas e outras perguntas serão respondidas pelo líder do Comitê de Economia, Perspectiva e Cenários do Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), Thiago Santos, e pelo diretor técnico do Sebrae, Luiz Toniato. O programa vai ao ar às 16 horas na Jovem Pan News Vitória (90.5 MHz) e pode ser ouvido por aqui.