No ES, Eymael pede votos para Guerino e critica Bolsonaro

Guerino e Eymael em Cariacica / crédito: Anilson Ferreira

O presidenciável do Democracia Cristã (DC), José Maria Eymael chegou ao Estado na manhã desta quarta-feira (14), foi recebido por militantes e seu primeiro ato de campanha foi caminhar pelas ruas do bairro Bela Vista, em Cariacica, ao lado dos candidatos do partido e do candidato a governador pelo PSD, Guerino Zanon.

Questionado pela coluna De Olho no Poder se havia pedido votos para Guerino, Eymael disse que sim. “Nosso candidato a governador? Eu caminhei com ele em Cariacica. Eu não perco tempo, não”, disse Eymael. O DC está coligado com o PSD na disputa ao governo, mas Guerino apoia o presidente Bolsonaro à reeleição.

O “democrata cristão”, que disputa a Presidência da República pela sexta vez, disse que seu grande sonho é ser presidente. “Quero servir os brasileiros como presidente, como servi na Constituinte”, disse ele, gabando-se de que esteve entre os 15 parlamentares com mais propostas aprovadas na Constituição. “Aprovei 145 propostas”.

Ele disse que, se eleito, seu primeiro projeto será pautar a reforma tributária. “O Brasil precisa desesperadamente crescer para gerar emprego e o sistema tributário brasileiro impede pessoas e empresas de crescerem. Nós temos que ter um sistema aliado e não um sistema perverso. E eu sei como fazer”, garantiu.

Disse também que vai garantir bolsas de estudos, com recursos públicos, para alunos carentes, e que vai investir na “saúde inteligente”: “A saúde tem que chegar antes da doença, através da prevenção”. Prometeu também um projeto “revolucionário” para a mulher no mercado de trabalho: “Vamos criar creches noturnas. Vai ser uma revolução”.

Questionado como avaliava o governo de Jair Bolsonaro (PL), ele foi contundente: “Péssimo. Faltou com a missão dele, faltou zelo com a vacina. Ele gera discurso de ódio o tempo todo e infelizmente o outro lado também tem e fica nessa polarização do ódio. O Brasil não quer isso, quer esperança, quer futuro, quer paz. O Brasil precisa, hoje, desesperadamente de pacificadores, de unir contrários, encontrar uma mediana”, disse Eymael.

A agenda do candidato conta ainda com uma carreata de Cariacica a Laranjeiras, na Serra, nesta tarde. Eymael elogiou a receptividade no Estado e disse que já é “de casa”. “Eu adoro o Espírito Santo, tenho título de cidadão de vários municípios, de Vila Velha por exemplo e de municípios do interior. Eu sou de casa”.