Chuvas já destroem relação entre prefeitos: Euclério e Arnaldinho estão em pé de guerra

Os prefeitos Euclério, de Cariacica, e Arnaldinho, de Vila Velha, visitam regiões afetadas pelas chuvas

A chuva que cai ininterruptamente no Estado há quase duas semanas não está trazendo prejuízo apenas aos moradores que acabam perdendo tudo com os alagamentos e deslizamentos de terra. Ela está também destruindo a relação diplomática entre prefeitos da Grande Vitória.

Ontem (04), num grupo de WhatsApp intitulado “Governo – Prefeitos 2021”, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), e o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União), bateram boca, com direito a ameaças veladas, ofensas e acusações mútuas de que estariam faltando com a verdade. O caldo entornou.

Tudo começou após Euclério postar no grupo um vídeo de repúdio contra a Prefeitura de Vila Velha. Ele acusa servidores do município vizinho de terem “invadido” Cariacica e feito uma obra, entre os bairros Caçaroca e Jardim Botânico 2, sem a autorização dele. A obra em questão seria um canal aberto para escoar a água acima do nível do Rio Formate para o Rio Marinho, uma vez que as manilhas por onde passam a água estariam entupidas.

“Fui surpreendido com a notícia de que um servidor de Vila Velha, juntamente com a Guarda de Vila Velha e moradores de Viana invadiram a região e abriram um valão que pode se romper, arriscando a vida de moradores de Vila Velha e Cariacica. E isso não podemos permitir”, disse Euclério no vídeo que mostra a vala aberta e, ao lado, um carro da Guarda de Vila Velha. Veja o vídeo:

“Minha preocupação é porque é um momento de união e de solidariedade e algumas pessoas – eu quero acreditar que sem o consentimento do prefeito Arnaldinho de Vila velha, que vem trabalhando muito em sua cidade – fizeram essa aberração aqui no município”, disse o prefeito, que ainda afirmou que vai entrar com uma representação no Ministério Público Federal e no Ministério Público Estadual.

“Cariacica respeita todos os municípios e não vai permitir que isso ocorra aqui em nossa cidade, essa falta de respeito e essa irresponsabilidade. Nós estamos comunicando ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual porque há um interesse coletivo e pode causar um prejuízo muito grande”, avisou Euclério.

Quinze minutos após a postagem de Euclério no grupo, veio a resposta ácida de Arnaldinho: “Primeiro você precisa estudar e entender que ali não é Cariacica. Segundo, se você e sua equipe fizessem o dever de casa correto, igual falou pela manhã, com todos lá na rua, Vila Velha não precisaria estar ali para solucionar um problema que poderia prejudicar Cariacica e Vila Velha. Conte a verdade, comigo você não se cria, rapaz”.

Euclério esteve na região na manhã de ontem, chegou a gravar um vídeo com moradores locais, afirmando que, embora tivesse levado duas máquinas para fazer limpeza e melhoria na região, não poderia desobstruir as manilhas por conta das chuvas. “Quando o tempo tiver melhor e as águas tiverem baixa, vamos tentar melhorar a drenagem aqui existente”, disse Euclério no vídeo feito na região.

Bate-boca entre prefeitos no grupo

No grupo, Euclério fez a tréplica e rebateu a fala de Arnaldinho: “Trabalha com a verdade que fica mais bonito. Tenho as fotos e os vídeos. E ainda fui respeitoso com você apesar de você não merecer. Mas o Ministério vai dizer quem está falando a verdade”, escreveu Euclério.

O que dizem os prefeitos

Depois, em contato com a coluna De Olho no Poder, Euclério disse que a relação de Cariacica com Vila Velha “azedou”. “É um menino novo, tem que aprender muito ainda na vida. Ele quer ser candidato a governador, mas não vai ser dessa forma irresponsável. O negócio azedou e ele cometeu crime. Como que ele coloca a equipe dele para fazer obra em outro município? A ação já está pronta e amanhã será protocolada no MPF e no MP-ES. Ele mentiu”.

Já Arnaldinho enviou uma nota afirmando que moradores da região abriram a canaleta de forma braçal e que as máquinas da Prefeitura de Cariacica estavam no local. Que Vila Velha agiu de forma solidária para desobstruir as manilhas e colocar uma tubulação na canaleta aberta pela população. Disse ainda que todas as ações realizadas foram informadas ao secretário de Obras de Cariacica e que a região é “divisa” dos municípios de Vila Velha e Cariacica.

Leia a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Vila Velha informa que técnicos da Defesa Civil e agentes da Guarda Municipal foram acionados, assim como a Polícia Militar, para conter ação de moradores que tentavam abrir a Estrada do Dique, que faz divisa entre Vila Velha e Cariacica. Ação de desespero dos moradores, que tentavam baixar o nível dos rios Formate e Jucu, desaguando para dentro do Rio Marinho. Ação que foi confirmada pelas equipes.

No local estavam máquinas da Prefeitura de Cariacica, prestando apoio na tentativa de abrir a canaleta para extravasar a água. A ação foi interrompida e os moradores de Viana que realizavam a intervenção de forma braçal informados que poderia acontecer uma catástrofe se a força da água rompesse o dique, colocando vidas de moradores da Grande Cobilândia e Cariacica em risco.

Como tentativa de desobstruir manilhas, instaladas no local e que estavam entupidas, equipes de Vila Velha atuaram rapidamente realizando duas importantes e decisivas manobras: inserindo jatos de água dentro das manilhas para remover excesso de resíduos que impediam fluxo de água, de forma controlada; e instalando tubulação na canaleta aberta pelos moradores e máquinas da Prefeitura de Cariacica, que já demonstrava ameaça de rompimento do dique.

Manobras que foram previamente informadas ao secretário de Obras de Cariacica. O serviço foi concluído e será monitorado ao longo desta segunda-feira (5).

Vale ressaltar que nesse momento de grandes perdas de nossos vizinhos, resultado das volumosas chuvas dos últimos dias, onde Vila Velha não registrou grandes transtornos como historicamente acontecia, a Prefeitura utilizou sua estrutura de forma solidária. Enviou equipes e equipamentos aos municípios de Cariacica e Viana para socorrer quem mais precisava. Como aconteceu com os caminhões 5-Ton, de porte militar, que fizeram resgate dos que mais necessitavam e levaram donativos aos isolados.

Por fim informa que o prefeito Arnaldinho Borgo já esclareceu o emprego das equipes e o trabalho realizado para salvar vidas e escoar a água que deixou ilhados coirmãos das cidades vizinhas”.

Como os dois fazem parte da base aliada do governo, deve sobrar para o governador Renato Casagrande (PSB) apaziguar os ânimos e reconstruir a ponte derrubada pelos nervos à flor da pele. Já que com tantos desafios e dificuldades pela frente, tudo que Casagrande e os moradores de Vila Velha e Cariacica não precisam no momento é que os prefeitos briguem.