Vereadora tem mandato cassado por infidelidade partidária

A vereadora de Santa Maria de Jetibá Ivone Schliwe Guilherme (PTB) teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por infidelidade partidária. No ano passado, para disputar uma vaga de deputada estadual, ela trocou de partido sem autorização judicial ou dispensa partidária.

Ivone e a Câmara foram notificadas ontem (16) da decisão da Corte que considerou que não houve justa causa para a troca de legenda. Ivone foi eleita vereadora em 2020 pelo PDT e no ano passado se filiou ao PTB, tentou uma vaga de deputada estadual, mas sem sucesso.

O TRE foi unânime em considerar que não houve justa causa para a troca partidária e determinou a perda do mandato. O suplente de Ivone, Arlindo Repke (PDT), deve tomar posse da cadeira de vereador semana que vem.

Arlindo e o PDT foram autores da ação na Justiça que pediu a cassação do mandato por infidelidade partidária. Isso porque a legislação eleitoral diz que nas eleições proporcionais, o mandato pertence ao partido. Ou seja, fora da janela partidária, o mandatário não pode trocar de legenda sem que tenha ou dispensa do partido, ou autorização judicial, que é dada mediante constatação de grave discriminação política pessoal.

O suplente e o partido alegaram que ela deixou a legenda por estratégia eleitoral, após ter feito cálculo político e chegado à conclusão de que seria difícil conquistar uma cadeira na Assembleia pelo PDT, uma vez que a legenda tinha outros concorrentes fortes na disputa.

Ivone também entrou com ação na Justiça, mas afirmou que mudou de legenda por ter sido gravemente discriminada pelo partido. Ela alegou que, por divergências com membros da legenda, “encontrou-se isolada politicamente, tornando insustentável sua permanência na referida agremiação”.

Ela disse também que foi impedida de participar das decisões do diretório municipal e que o partido não teria cumprido uma suposta promessa de que não teria candidatos com mandato disputando vaga à Assembleia.

Como as duas ações eram conexas foram julgadas juntas e a ação do suplente e do PDT saiu como vencedora, em detrimento da ação da vereadora que não teria apresentado provas que motivasse a justa causa para a troca de legenda.

“Diante do exposto, e na esteira do parecer ministerial, voto no sentido de: julgar improcedente a ação nº 0600453-46.2022.6.08.0000 e julgar procedente a ação nº 0600339-10.2022.6.08.0000, decretando-se a perda do mandato eletivo da vereadora Ivone Schliwe, nos termos do art. 22-A, da Lei nº 9096/95 c/c Resolução TSE nº 22.610/2007, art. 10, em prol”, disse a relatora da ação, a juíza Isabella Rossi Chaves, sendo acompanhada à unanimidade por toda a Corte Eleitoral.

“Ano que vem posso disputar a prefeitura”

Triste, porém conformada, Ivone disse que está tranquila. “Perdi o mandato devido eu ter trocado de partido fora da janela. Foi opção minha, pois me candidatei à deputada estadual e tive quase 4 mil votos. Mas estou tranquila, pois sabia que isso poderia acontecer”, disse Ivone à coluna afirmando não ter se arrependido da troca.

Ivone disse que seu suplente, Arlindo, nunca teria aceitado ter perdido para ela e deu a entender que entrou na disputa, em 2020, a princípio, para cumprir cota. “Ele me botou para ajudar a dar votos, mas eu ganhei dele e ele nunca aceitou essa perda. Porque eu entrei na disputa para ganhar”. A coluna não conseguiu contato com Arlindo.

Ivone, que sempre foi professora, teve 462 votos em 2020 e Arlindo, seu suplente, teve 429. No biênio passado chegou a ser 1ª vice-presidente da Câmara de Santa Maria e no ano passado, quando disputou vaga para deputada estadual, Ivone teve 3.989 votos, o que já faz Ivone pensar em voos maiores.

Questionada se iria disputar vaga à Câmara no ano que vem, Ivone disse que pode até disputar a prefeitura. “Sobre o futuro, não sei. Posso vir até à prefeita”. Hoje, ela faz oposição ao atual prefeito Hilário Roepke, o Gatinha.

Ontem, após participar de uma sessão solene, ela fez uma postagem nas redes sociais se despedindo do mandato. “Não sabemos o que Deus prepara para nós. Pois aqui somos apenas personagens lutando por algo que sonhamos. E sonhar só é muito difícil. Obrigada a cada um que me apoiou até aqui. E sinto muito, caso magoei alguém”.