Vereador Luiz Emanuel vai se filiar ao Republicanos

Luiz Emanuel

O vereador de Vitória Luiz Emanuel Zouain, que está sem partido desde que deixou o Cidadania em dezembro do ano passado, se filia nesta segunda-feira (05) ao partido Republicanos.

A filiação vem após Luiz Emanuel ter conseguido uma vitória judicial em ação movida por seu suplente, Leonil Dias (Cidadania), que pediu a cassação do mandato do vereador por infidelidade partidária.

Luiz Emanuel deixou o partido com a anuência da Executiva estadual do Cidadania, o que deixou Leonil indignado. Isso porque o mandato pertence ao partido e em caso de desfiliação partidária sem justa causa, o mandatário pode perder a vaga para o suplente.

A Justiça, porém, não analisou o mérito da ação. Conforme noticiou a coluna, a juíza eleitoral Giselle Onigkeit determinou a extinção do processo por “absoluta inadequação da via eleita”. Alegou que o processo deveria tramitar no TRE e não não primeira instância.

A filiação ocorre às 10h30, na sede do Republicanos e na presença de lideranças do partido, como o presidente da legenda no Estado, Erick Musso.

Luiz Emanuel já tinha dito que se filiaria a um partido de direita, até para ter coerência com sua atual postura na Câmara. Da ala bolsonarista, o vereador também disse que irá apoiar o prefeito Lorenzo Pazolini – que agora passa a ser seu correligionário – na eleição do ano que vem. “Vou fazer o máximo possível para ajudar o prefeito. Se ele for candidato à reeleição, estarei ao lado dele”, disse Luiz Emanuel.

O vereador contou que tinha convites de outras legendas, mas resolveu optar pelo Republicanos. “O Republicanos está muito consolidado. Tem estrutura, aqui cabe minha posição ideológica e eu posso contribuir. O partido tem projeto para agora e para depois, quer formar uma chapa com força e expressão eleitoral”, explicou Luiz Emanuel, que deve tentar a reeleição no ano que vem.

 

LEIA TAMBÉM:

Justiça manda extinguir processo de cassação contra vereador Luiz Emanuel