Grupo ligado a Max Filho renuncia ao comando do PSDB de Vila Velha e eleição é cancelada

Convenção da federação PSDB-Cidadania no ano passado / crédito: Néri Moraes

Em mais um episódio da confusão que se instalou no ninho tucano, o comando da Comissão Provisória que estava à frente do PSDB de Vila Velha renunciou aos cargos e cancelou a eleição para o novo diretório que estava marcada para esta segunda-feira (14).

O presidente da Comissão Provisória, Roberto Belling, e o secretário-geral, Nerci Pereira, assinaram um documento – que foi encaminhado ao presidente estadual do PSDB, Vandinho Leite – renunciando aos cargos e desconvocando a eleição.

Belling e Nerci fazem parte do grupo político do ex-prefeito Max Filho (PSDB) e foram nomeados por ele para estarem à frente da legenda no município. No documento, não há justificativas, apenas a menção de que a decisão foi tomada após reunião do grupo na última quinta-feira (10).

Duas chapas tinham sido protocoladas, uma da oposição e outra da situação – essa com integrantes da Comissão Provisória. Porém, a chapa que representava o grupo político de Max Filho estava com problemas, com integrantes querendo deixar a disputa.

“Não vamos participar da convenção, a chapa saiu fora. Então, se não vamos participar da convenção, não há motivo para continuar à frente da Comissão Provisória. Não temos interesse”, disse Nerci, que também afirmou existir a possibilidade de todo o grupo deixar o partido. “Ainda estamos conversando, mas a tendência é sair do PSDB”, avisou.

Documento da renúncia

A coluna noticiou, na última quinta, que uma reunião estava marcada, entre os integrantes da Comissão Provisória, para definir sobre a eleição. A bronca da chapa do grupo de Max seria pelo fato da chapa da oposição ter sido articulada por assessores de Vandinho, segundo Max Filho.

Em entrevista para a coluna na semana passada, Max fez diversas críticas ao partido e acusou Vandinho de interferência nos diretórios municipais. Vandinho rebateu, negou interferência e ainda chamou Max de ingrato.

Nos bastidores, o pano de fundo do desentendimento entre o grupo político de Max Filho e o comando estadual do PSDB seria a eleição para prefeito de Vila Velha no ano que vem.

Max teria percebido que o ninho tucano está se aproximando do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), e é grande a chance do PSDB apoiá-lo à reeleição. Em entrevista à coluna, Arnaldinho disse que tem conversado bem com Vandinho e com o vice-governador, Ricardo Ferraço (PSDB).

A questão é que Max também já estaria se movimentando para participar do processo eleitoral: ele tem feito reuniões com lideranças comunitárias e tem rodado a cidade. Mas, com o andar da carruagem, dificilmente encontraria espaço, dentro do ninho, para lançar sua candidatura.

Vandinho foi procurado e disse que ainda hoje (14) o diretório estadual vai decidir os próximos passos com relação a Vila Velha. Com a renúncia, o diretório canela-verde está sem comando. Vandinho deve nomear uma nova Comissão Provisória para dar prosseguimento à eleição do diretório.

Quer receber notícias 100% gratuitas? Participe da Comunidade de Política no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

LEIA TAMBÉM:

Crise no ninho: Max Filho diz que PSDB perdeu o rumo e Vandinho rebate: “Ingratidão”

ENTREVISTA: Os passos de Arnaldinho rumo à reeleição em Vila Velha

Quem já se movimenta para disputar a Prefeitura de Vila Velha