Pé na porta: Do Val anuncia que vai para o PSDB, mas cúpula tucana barra

O senador Marcos do Val anunciou na tarde desta quinta-feira (21) que havia saído do seu partido, o Podemos, para ingressar no PSDB, e ainda liderar o bloco PSDB/Podemos no Senado. Ele afirmou que foi convidado pelo líder tucano no Senado, Izalci Lucas, com quem posou para foto, sorridente, e com um comunicado ao presidente do Senado nas mãos.

“Em comum acordo com o Podemos e a anuência da presidente nacional da legenda, deputada Renata Abreu, o senador Marcos do Val aceitou o convite para passar a compor a bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Senado Federal. Com essa nova composição, ele passará a liderar o novo e maior bloco parlamentar da oposição a ser formado entre os dois partidos, que contará com nove senadores”, disse a nota encaminhada pelo senador.

Porém, poucas horas depois de divulgar a mudança partidária em suas listas de transmissão no WhatsApp, a Executiva Nacional do PSDB veio a público e colocou o pé na porta.

Em nota oficial, a alta cúpula tucana disse que foi pega de surpresa e desautorizou a articulação entre os dois senadores: “A Direção Nacional do PSDB foi surpreendida com notícia referente a pedido de filiação do senador Marcos do Val e comunica que, caso venha a ocorrer, encaminhará o seu indeferimento”.

A nota veio após diversas reações negativas de tucanos capixabas. O presidente do PSDB de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, tão logo soube da filiação, divulgou nota informando que levaria o caso para a reunião da Executiva Municipal, que acontece na próxima terça-feira (26).

Ele é contra a filiação do senador e alegou que Do Val não tem identidade com o partido. “Vou pedir ao diretório municipal que faça ao diretório nacional uma manifestação contrária a essa filiação, ocorrida sem nenhuma consulta às bases tucanas capixabas”, disse Luiz Paulo, antes da Nacional se manifestar.

Em seguida, outros tucanos também teriam feito coro à manifestação, segundo o ex-prefeito. O vice-presidente municipal, deputado Mazinho dos Anjos; o presidente estadual da legenda, deputado Vandinho Leite; o ex-presidente da legenda Jarbas Assis e o ex-deputado Emilio Mameri.

“Várias lideranças tucanas históricas me ligaram revoltadas com essa filiação, feita sem diálogo algum com as bases regionais”, disse Luiz Paulo.

Ameaça de despejo pode ter motivado filiação

Nos bastidores, o burburinho é de que uma “ameaça de despejo” da sala de liderança do PSDB teria motivado a filiação às pressas do senador capixaba ao ninho tucano.

Isso porque, os partidos para terem acesso à estrutura da liderança – sala, equipamentos e servidores – precisam ter ao menos três senadores, segundo informou a assessoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O PSDB só tem dois.

O prazo regimental para as lideranças ocuparem os espaços terminaria hoje, para todos os partidos, e uma nova configuração seria feita: partidos que diminuíram de tamanho e não possuem ao menos três senadores, perderiam a estrutura do gabinete de liderança.

No caso do PSDB, o partido ocupa a mesma sala desde 1988, trata-se de uma sala histórica e muito bem localizada – em frente ao plenário do Senado – uma das melhores da Casa. Internamente, havia uma busca por um senador para aumentar a bancada do partido.

Com a filiação de Do Val, o PSDB manteria o gabinete da liderança, porém, a filiação tende a não se concretizar e, com isso, os tucanos devem deixar a sala. Segundo a assessoria de Pacheco, o prazo terminaria hoje. Porém, a assessoria do senador Izalci informou à coluna que vai até amanhã (22).

Toma que o filho é teu

O presidente estadual do Podemos, deputado federal Gilson Daniel, disse que não participou da negociação que liberou o senador Marcos do Val para deixar o Podemos e migrar para o PSDB.

Questionado se o senador foi desfiliado do Podemos, ele disse que “não”, mas fez uma ressalva: “Quando você filia em um partido, automaticamente desfilia do outro. Eu não tenho informação do movimento do Marcos do Val”, disse Gilson.

Perguntado, então, se Do Val estaria fora do Podemos, Gilson respondeu: “Boa pergunta”.

***

“Tentei ajudar um amigo. Sigo no Podemos”

Após o PSDB lhe negar abrigo, o senador capixaba Marcos do Val disse que vai continuar no Podemos. Segundo ele, a mudança para o ninho tucano seria para ajudar o senador Izalci Lucas (PSDB-MG) a não perder o gabinete de liderança.

“Eu só aceitei para não deixar um amigo senador perder a liderança. Sigo no Podemos”, disse Do Val, sustentando os burburinhos de que a estrutura do gabinete da liderança do PSDB estaria em jogo. Antes do PSDB colocar o pé na porta, o senador disse à coluna que já tinha se desfiliado do Podemos. “Amanhã (22) eu retorno (ao partido)”, afirmou.

Ele enviou para a coluna o print de uma suposta conversa com o senador Izalci em que o mesmo se comprometeria a conversar pessoalmente, amanhã, com o presidente nacional do PSDB – o governador do RS, Eduardo Leite –, para resolver a situação.

No Podemos, ninguém falou ainda, oficialmente, sobre a situação de Do Val. A presidente nacional da legenda, Renata Abreu, foi procurada por meio de sua assessoria, mas não retornou aos contatos da coluna.

Quer receber notícias 100% gratuitas? Participe da Comunidade de Política no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!