Orçamento na pauta de hoje, vereadores investigados e Sérgio Borges para prefeito?

Sérgio Borges para prefeito?

A sessão de despedida do conselheiro Sérgio Borges marca o início de sua aposentadoria no Tribunal de Contas, mas, ao que tudo indica, está longe de representar uma saída da vida pública. Borges não deve pendurar as chuteiras, pelo contrário.

“Vou voltar para a vida pública fazendo o que eu puder para ajudar o Espírito Santo e quem mais precisa”, disse Borges, num discurso emocionado, na sessão de despedida promovida pela Corte na quinta-feira passada (07).

Se depender da aposta dos seus pares, Borges deve voltar à carreira política. Eles lamentaram a aposentadoria compulsória do companheiro e teve conselheiro que até o “lançou” a prefeito de Guarapari – Sérgio Borges é da região e já foi secretário no município, além de representar o reduto em seus mandatos de deputado estadual.

Ex-governador José Ignácio

O auditório do Tribunal de Contas estava lotado de familiares, amigos e autoridades. Até o ex-governador José Ignácio estava presente. Segundo um dos convidados relatou à coluna, Borges mandou o convite diretamente para o celular de cada um, reforçando o pedido pelo comparecimento.

Dois nomes ventilados para herdar a cadeira de Borges compareceram à sessão. O chefe da Casa Civil, Davi Diniz, chegou cedo e estava sentado na segunda fileira. Já o deputado estadual Dary Pagung (PSB) chegou um pouco depois e ficou em pé, na lateral, também próximo à mesa das autoridades.

Em entrevista exclusiva para a coluna De Olho no Poder, o governador Renato Casagrande (PSB) falou que as tratativas sobre quem vai ocupar a cadeira de Sérgio Borges devem começar em janeiro e que vai conversar com a Assembleia, dona da vaga.

***

Covid adia posse no Tribunal de Contas

O comando do TCES no próximo biênio / crédito: Ascom TCES

Ficou para a próxima quinta-feira (14), às 10h, a posse do novo presidente e de todo o corpo diretivo do Tribunal de Contas. A princípio, a posse estava marcada para esta segunda-feira (11), porém, o presidente eleito Domingos Taufner testou positivo para Covid-19 e está de licença médica.

No último dia 31, foram eleitos – numa disputa acirrada – para comandar a Corte no próximo biênio: Taufner como presidente; Luiz Carlos Ciciliotti, vice-presidente; Sergio Aboudib, corregedor; e Rodrigo Chamoun, como diretor da Escola de Contas.

***

Semana de mudança de comando no Judiciário

Não é só o Tribunal de Contas que muda de comando. Nessa semana, também estão previstas as posses das novas mesas diretoras do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e do Tribunal de Justiça (TJES).

No TRE, quem toma posse na presidência para o biênio 2024-2025 é o desembargador Carlos Simões. Já o desembargador Dair José Bregunce de Oliveira será o vice-presidente e o corregedor da Corte. A posse será às 17h de quarta-feira (13).

Na quinta (14), além da posse do TCES, que ocorre pela manhã, à tarde tem a posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça. O desembargador Samuel Meira Brasil toma posse como presidente. Já o desembargador Namyr Carlos de Souza Filho será o vice-presidente; o desembargador Willian Silva será o corregedor e a desembargadora Eliana Munhós, a vice-corregedora.

***

Orçamento na pauta de hoje

Tyago Hoffmann é o relator do Orçamento / crédito: Ana Salles/Ales

Está marcada para hoje a votação do Orçamento do Estado para 2024 na Comissão de Finanças da Assembleia. O presidente da Comissão – e também relator da peça orçamentária –, Tyago Hoffmann (PSB), apresenta nesta segunda-feira (11) seu relatório no colegiado.

A princípio, a votação estava marcada para o último dia 4, mas por conta das inúmeras emendas apresentadas pelos parlamentares, Hoffmann disse que precisou adiar em uma semana. A previsão é que, votando hoje o relatório na Comissão, a peça orçamentária seja votada no plenário amanhã.

O valor do Orçamento para o ano que vem é de R$ 24,9 bilhões – 10,8% a mais que o Orçamento previsto para esse ano. A votação no colegiado está marcada para as 13h30.

***

Comissão processante notifica vereadores na Serra

A Comissão Processante montada na Câmara da Serra já notificou os vereadores Anderson Muniz (Podemos), Darcy Junior (Patriota), e Professor Arthur (SDD) para, em 10 dias úteis, apresentarem defesa.

Os três foram denunciados pela Prefeitura da Serra e pelo subsecretário de Trabalho e Renda, Renato Ribeiro, por quebra de decoro e abuso de autoridade por causa da ação que fizeram no Sine – e que batizaram de “Operação Peixada” – juntamente com o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos). Os parlamentares acusaram o subsecretário de favorecer amigos e aliados nas vagas de emprego do Sine.

No último dia 27, a Câmara da Serra, então, aprovou, por 13 votos a favor e 7 contra, a instauração de uma Comissão Especial Processante para investigar a conduta dos vereadores.

Após o prazo de apresentação da defesa (que se encerra no dia 19), a Comissão terá cinco dias para opinar pelo prosseguimento ou pelo arquivamento da denúncia, o que deve ocorrer até o próximo dia 28, segundo a relatora, Elcimara Loureiro (PT).

***

Capixabas na posse do Milei

Comitiva de Bolsonaro na Argentina

E os deputados federais Evair de Melo (PP) e Messias Donato (Republicanos) compareceram à posse do novo presidente argentino, Javier Milei, ontem (10), em Buenos Aires.

Eles foram com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros deputados e governadores que formaram a comitiva. O presidente Lula não foi à posse. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representou o governo federal brasileiro.

 

>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

 

LEIA TAMBÉM:

Vaga no Tribunal de Contas começa a ser discutida em janeiro, diz Casagrande

Câmara da Serra vai investigar vereadores no episódio do Sine