Movimentação de Rose rumo à disputa ao governo do Estado se intensifica

Por Weverton Campos ([email protected])

Rose de Freitas (PMDB-ES) ainda não afirmou, categoricamente, que pretende disputar o governo do Estado em 2018. Entretanto, é inegável que as movimentações da senadora nesse sentido só têm aumentado nos últimos meses. A nova vinda do ministro da Saúde Ricardo Barros, a convite da parlamentar, a um Estado que “raramente” recebe autoridades de âmbito nacional só demonstra o esforço que tem sido feito por Rose para colar sua imagem a assuntos de importância para os capixabas e ficar “bem na fita” com os prefeitos – isso contando com as várias emendas destinadas pela peemedebista nos últimos meses Espírito Santo afora. Para uma política com vaga garantida no Senado, diferentemente de Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Magno Malta (PR-ES), que têm as cadeiras a prêmio, percebe-se um “Q” a mais na atuação de Rose. Por exemplo: se na primeira vez Ricardo Barros se concentrou apenas na capital Vitória, agora – menos de dois meses desde a última vinda – Rose tratou de levar o ministro a quatro municípios da Grande Vitória, cujos prefeitos foram todos apoiados por ela nas últimas eleições municipais: Luciano Rezende (PPS), Juninho (PPS), Audifax Barcelos (REDE) e Gilson Daniel (PV). Em dois desses municípios havia, inclusive, candidatos do PMDB (Marcelo Santos, em Cariacica, e Lelo Coimbra, em Vitória), mas mesmo assim a senadora não abriu mão de se posicionar da forma que entendia ser melhor. Dizem que Rose engrossa o time que deve fazer oposição a Paulo Hartung em 2018 – ou ao nome que o governador escolher para sucedê-lo. Fariam parte desse time o PPS e o PSB, é claro, além da REDE e do PV.

Mas vem cá

O “estranho” nessa história é que Audifax anda muito próximo a Hartung ultimamente e até há pouco tempo diziam que ele também gostaria de integrar a fila de preferidos do governador para disputar o Palácio, como Ana Paula Vescovi e Cesar Colnago (PSDB). Gilson Daniel, “normalmente” aliado de Renato Casagrande (PSB), também andou flertando com o Palácio, tanto que tem um vice do PMDB de Solange Lube – histórica aliada de Hartung.

Audifax 2018

Há de se considerar também o fator Audifax, que pode precisar disputar o governo do Estado para ajudar a fortalecer a REDE nacionalmente. A sigla de Marina Silva pretende conseguir eleger dez deputados federais para fugir de cláusulas de barreira que ameaçam partidos com menos representatividade, como a própria Rede, PPS, PSOL, PV, PEN e o PMB.

Aproximação

Não se pode desconsiderar ainda a visível aproximação entre Rose e Casagrande, que já não escondem mais os pontos que têm em comum, como o perfil municipalista. A classe política não descarta uma “dobradinha”.

Tiete

Ricardo Barros foi acompanhado pelos prefeitos Juninho, Audifax Barcelos, Max Filho (PSDB), Luciano Rezende, Gilson Daniel e também pelos deputados federais Carlos Mannato (SD-ES) e Lelo Coimbra e as deputadas estaduais Janete de Sá (PMN) e Luzia Toledo (PMDB).

Visitas

Mesmo vazio de políticos, o Congresso Nacional contabilizou a visita de 3.632 pessoas por meio do Programa de Visitação Institucional entre o sábado (25) e a terça-feira (28) de Carnaval. O dia de maior movimento foi a segunda-feira, com 1.258 visitantes.

Agenda

As visitas ao Congresso são gratuitas, abertas à população e podem ser feitas todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 8h30 às 17h30. É necessário agendamento prévio.