Vereadores prometem CPI da Saúde em Cariacica e cobram pagamentos de emendas parlamentares

É dada como certa a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Saúde no município. Fontes ligadas a alguns vereadores atribuem a decisão ao que chamam de péssima relação do prefeito Juninho com a Câmara Municipal. Vereadores reclamam que não são atendidos pelo prefeito. A criação da CPI teria sido definida em um almoço que reuniu 13 parlamentares e o deputado estadual Marcelo Santos em um sítio do interior capixaba, recentemente.

Dívida de emendas parlamentares
Ainda em Cariacica circula pelos corredores da Casa Legislativa que o Executivo não está pagando as emendas parlamentares para vereadores investirem em suas bases. A prefeitura atribui o não pagamento à baixa arrecadação do município. Fontes afirmam que a situação de Cariacica não é nada boa. No primeiro trimestre de 2017 a arrecadação foi de pouco mais de 70 milhões, muito abaixo dos 150 milhões esperados. A prefeitura de Cariacica foi procurada, mas, até o fechamento desta edição da Coluna, não deu retorno sobre as queixas.

Vereador sumiu
E Cariacica é o assunto do domingo. O povo quer saber por onde anda o vereador mais votado da cidade, Joel da Costa (PMDB). Fontes ligadas à Câmara Municipal afirmam que Joel não aparece por lá há cerca de um mês.

De volta ao começo
O ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Jadir Pela (PSB) é o novo reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Em 2014, Jadir chegou a enfrentar um processo de indeferimento de sua candidatura a deputado estadual, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Naquele ano o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação da candidatura do socialista por causa da rejeição de contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Para o MPE, Jadir se enquadrava como “ficha suja” porque não teve as contas do exercício de 2003, quando ocupava o cargo de diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, antigo Cefet-ES, hoje Ifes.

Decisão da instabilidade
O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) se manifestou sobre a absolvição da chapa Dilma-Temer, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para o pedetista, a decisão do TSE “veio criar ainda mais instabilidade para o nosso país. O caminho para o Brasil volte a ter estabilidade passa por um novo processo eleitoral. É por isso que defendo novas eleições diretas para presidente, senador e deputado federal. Devemos dar à população brasileira o direito de escolher os novos representantes.

Passa na semana que vem
A novela da proibição da pesca da maioria das espécies de peixes do litoral capixaba parece não ter fim. Após várias promessas, aí vem mais uma. Segundo o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho garantiu que uma nova portaria liberando a pesca e comercialização de peixes será publicada na semana que vem (toda semana ele diz a mesma coisa). Cerca de 16 mil pescadores no Espírito Santo estão parados por causa da proibição.