Casagrande com a realeza, olhos na Ales, movimentação dos candidatos e deputado no passinho

Crédito: Giovanni Pagotto

Casagrande vai se reunir com o príncipe Charles

O governador Renato Casagrande, e os demais governadores brasileiros que estão na 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP26), na Escócia, foram convidados para uma reunião privada com o príncipe Charles, herdeiro do trono do Reino Unido, nesta quinta-feira (4), para debater sobre iniciativas e investimentos em programas que têm como objetivo zerar a emissão de carbono.

No convite, endereçado nominalmente ao governador, são feitos elogios à ação dos governadores, prefeitos e empresários que se inscreveram para a “Race to Zero” – campanha mundial para zerar a emissão de carbono até 2050. A intenção da reunião é apresentar, aos governadores brasileiros, o programa “Sustainable Markets Initiative (SMI)”, lançado no ano passado pelo príncipe. A expectativa é de firmar uma cooperação com os estados brasileiros.

O convite diz ainda que serão discutidos os desafios e as oportunidades com relação à crise climática brasileira e projetos que ajudem os estados a alcançarem as metas ambientais. Por ser presidente do recém-formado Consórcio Brasil Verde, Casagrande vai falar em nome dos governadores. Vai apresentar o consórcio e os projetos que têm como foco o meio ambiente, não só no Estado como em todo o país. O presidente Jair Bolsonaro não participa da COP26.

Vídeo com Doria

Casagrande (PSB) apareceu ao lado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), num vídeo que o paulista gravou para suas redes sociais. Chamando Casagrande de “grande governador” e “meu amigo”, Doria disse que foi para a COP26 para defender o meio ambiente e as políticas públicas ambientais dos estados. Terminou com um “fico muito feliz de estar ao seu lado, Casagrande”. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também está no evento e disputa com Doria as prévias no partido para ser o nome tucano na corrida ao Palácio do Planalto, no ano que vem.

 

Trem e frio

Instagram

 

O governador e sua comitiva postaram fotos nas redes sociais seguindo de trem de Edimburgo para Glasgow, onde acontece a COP26. Tem assessor que não está suportando o frio de 8 graus que tem feito na região.

***

Olhos voltados para a Ales

Crédito: Ellen Campanharo/Ales

A Assembleia retoma nesta quarta-feira (03) com as sessões ordinárias – após ficar fechada na segunda e terça por conta do feriado do Dia do Servidor Público e de Finados – e os olhos estarão voltados para o presidente, Erick Musso, que na última sexta-feira (29) publicou um tuíte chamando o governo do Estado de omisso, com relação ao tema dos combustíveis, e afirmando que iria criar um grupo técnico para propor mudanças no Orçamento do governo.

A peça orçamentária, de R$ 21,3 bilhões, está na Comissão de Finanças, onde recebe emendas dos deputados. Pelo calendário firmado pelo presidente da Comissão e relator da peça, deputado Freitas, nessa semana se encerram as audiências públicas regionais – hoje, às 18h, o encontro será no Sindicato dos Servidores de São Mateus, e amanhã (04), às 9h, na Câmara de Vereadores de Barra de São Francisco –, e os deputados têm até dia 8 para apresentar emendas. No dia 22 o Orçamento vai à votação no colegiado e, logo após, segue para plenário.

Questionado, o líder do governo na Ales, deputado Dary Pagung, disse que não foi informado sobre o grupo técnico que Erick anunciou que irá criar e que “a comissão regimentalmente competente é a Finanças. Qualquer deputado tem autonomia de fazer emendas ao Orçamento e a comissão vai analisar e votar. No final, emite um relatório para o plenário. Esse é o rito”.

 

Senta aqui

O chefe da Casa Civil, Davi Diniz, deve se reunir com o grupo do Republicanos – do qual faz parte o presidente da Ales, Erick Musso, e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini – nos próximos dias. Nos bastidores, a intenção seria aparar as arestas da espinhosa relação entre o grupo e o PSB/governo.

***

Sinais, fortes sinais…

O ex-governador Paulo Hartung repostou, no story do seu perfil no Instagram, uma postagem do prefeito de Linhares, Guerino Zanon, sobre a instalação de uma fábrica da Cacau Show no município.

 

Sinais, fortes sinais… II

Já o secretário da Fazenda de Vitória, Aridelmo Teixeira (Novo), divulgou um vídeo sobre uma visita que fez ao governador mineiro, Romeu Zema (Novo), na semana passada, e anunciou  que passou pelo processo seletivo do partido para disputar o Palácio Anchieta no ano que vem. “O que Minas Gerais puder fazer para ajudar nessa caminhada, conte conosco”, disse Zema.

***

De novo?

Depois da confusão na bancada federal capixaba que culminou com o cancelamento da visita do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, porque supostamente a senadora Rose de Freitas teria atropelado os demais parlamentares, a deputada federal Soraya Manato, causou outro mal-estar entre os colegas ao divulgar como dela, a agenda do secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif, no Estado. O secretário chega na sexta-feira (06) e fica até sábado.

“Conversamos na bancada essa semana justamente sobre isso, quando um ministro for ao Estado é para conversar com a bancada, para potencializar a agenda e tratar de assuntos coletivos, não só individuais. Mas parece que Soraya não entendeu”, disse um deputado. O coordenador da bancada, deputado federal Josias da Vitória, disse que Soraya comunicou a agenda na reunião.

Ao contrário do que ocorreu com o convite de Rose, porém, a agenda de Soraya não deve ser inviabilizada.

***

no passinho do marcelinho

O deputado Marcelo Santos gravou um vídeo – de bermuda, meia cinza até o joelho e chinelo – dançando (ou tentando) ao som de Shaggy e postou no seu perfil do Instagram com a legenda: “Tipo assim! Vai encarar?”. Ninguém sabe se era um desafio, o pagamento de alguma prenda, um vídeo-currículo para entrar em A Fazenda, mas a performance gerou engajamento. A deputada Raquel Lessa deixou sua risada nos comentários e o deputado federal Josias da Vitória parece ter ficado interessado: “Deputado, onde você treinou essa dancinha?”.