Governador descarta mudar comando da Sesp e da PM

Ramalho, Casagrande e Caus Crédito: Helio Filho

O governador Renato Casagrande descartou mudar o comando da PM e da Secretaria de Segurança no Estado. Atualmente, os postos são ocupados pelo coronel Douglas Caus e pelo coronel Alexandre Ramalho, respectivamente.

O burburinho da possibilidade de mudança nos postos-chave da segurança pública estadual veio após a repercussão da carta assinada por 15 coronéis com relatos de insatisfação ao governo e ao comando-geral da PM. Na carta, os coronéis falam em baixos salários, desmotivação, estresse da tropa e falta de diálogo. “A preocupação maior é certamente a formação de um cenário, já presenciado em tempo pretérito, onde a ausência de diálogo conduziu para consequências inesquecíveis e danosas para toda a Corporação”, diz trecho do documento em referência à greve da PM em fevereiro de 2017.

Questionado pela coluna De Olho no Poder se Coronel Ramalho iria deixar a Sesp, o governador respondeu: “Em hipótese nenhuma”. E deu a mesma resposta ao ser perguntado sobre Coronel Caus: “Estou satisfeito com o trabalho do Ramalho e do Caus”, respondeu Casagrande.

Nos bastidores, porém, a relação não estaria nada amistosa entre Caus e Ramalho. Oficiais militares e interlocutores do governo ouvidos pela coluna disseram, reservadamente, que os dois, que são da mesma turma de formação na PM, andam “batendo cabeça”, divergem com relação à estratégia de policiamento e que há entre eles uma “guerra de vaidades”, com disputa de holofote, tendo como pano de fundo a eleição do ano que vem.

A própria carta dos coronéis, endereçada ao secretário Ramalho e atropelando Caus, seria um indicativo do desgaste da relação, além de um ato – que está sendo lido na caserna – de insubordinação, uma vez que não foi respeitada a ordem hierárquica para o envio do documento. Ao receber a carta, Ramalho a encaminhou para o comando da PM.

Coronel Ramalho já admitiu à coluna a possibilidade de disputar uma vaga de deputado federal na eleição do ano que vem. Se isso se concretizar, ele deve deixar o posto de secretário em abril do ano que vem – 6 meses antes da eleição. A vaga de secretário a ser ocupada com a possível futura saída de Ramalho em abril também seria objeto de disputa dentro da PM, envolvendo Caus. Assim como também estaria no centro de uma disputa o posto de comandante da PM, caso Caus subisse para ser secretário.

Transferência

Na tarde de ontem foi publicado o “Boletim Especial do Comando Geral número 63” com mudanças e transferências envolvendo dois dos coronéis que assinaram a carta-manifesto. O coronel Carlos Ney de Souza Pimenta, que estava no comando do Policiamento Ostensivo Especializado (CPOE) – que atua em Vitória e tem sob seu guarda-chuva, por exemplo, o BME –, foi transferido para estar à frente do 6º Comando de Policiamento Ostensivo Regional (CPOR), na Serra.

Já o coronel Laurismar Tomazeli, que estava no comando do 6º CPOR, vai para o comando do CPOE. Também ocorreram outras mudanças entre as duas unidades e com outros quatro oficiais de patentes menores.

Oficiais ouvidos pela coluna disseram que se trata de um ato administrativo, sem peso de punição, mas que mais mudanças devem ocorrer. “Se a carta foi um ato de insubordinação e o corregedor, coronel Moacir Barreto, assinou a carta, como ele vai investigar ele mesmo?”, questionou um oficial à coluna.

Eleição dos oficiais

Outra coisa que também está em jogo é a eleição para assumir a Assomes/Clube dos Oficiais – entidade representativa dos oficiais da PM e dos bombeiros do Estado – que acontece nesta quarta-feira (08). Duas chapas estão na disputa para assumir o comando da associação pelos próximos três anos e a leitura nos bastidores é que a carta pode ter sido uma jogada política para angariar votos.

Isso porque a chapa 1 “Avanço, tradição e credibilidade” tem em sua formação dois coronéis que assinaram a carta: o coronel Augusto Picolli, controlador da PM, que disputa como presidente da chapa, e o coronel Márcio Eugênio Sartório, diretor de finanças da PM, e que está na chapa como 2º vice-presidente. A chapa tem também o atual presidente da Assomes, coronel Marco Aurélio Capita, que disputa a 1º vice-presidência.

A chapa 2 “Aliança oficial – um pacto entre gerações” é composta por Major Bolzan, que disputa a presidência. Ele foi eleito diretor administrativo da atual gestão, mas rompeu com o presidente, coronel Capita. A chapa tem também o tenente-coronel Roger, como 1º vice-presidente; e o coronel da reserva Carlos Henrique França, como 2º vice-presidente.

A eleição será na sede do Clube dos Oficiais, em Jardim da Penha (Vitória), é presencial, e ocorre das 9 às 17 horas. Todos os associados podem votar.