Política

Suplente de Armandinho toma posse e assessores do vereador são exonerados em Vitória

Parlamentar segue preso e afastado do cargo por decisão judicial. Ele é acusado de promover ataques aos ministros do STF e à democracia

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Assessoria
Vereador empossado assume vaga deixada por parlamentar preso por ataques à democracia

O vereador Francisco Hosquem Pires (Podemos), o Chico Hosken, 1º suplente do vereador Armandinho Fontoura (Podemos), que está preso e afastado do cargo por decisão judicial, tomou posse na Câmara de Vitória nesta terça-feira (10), de acordo com informação publicada no portal da Casa.

Ainda segundo a Câmara, a posse do novo vereador foi conduzida pelo presidente do Legislativo da Capital, Leandro Piquet (Republicanos), e por demais membros da Mesa Diretora.

"Tenho expectativa de fazer um bom mandato e cuidar da cidade, ajudando na administração municipal. Quero ajudar a fazer com que a população veja a Câmara sempre com respeito, como a instituição importante que é” afirmou o vereador empossado.

Além do termo de posse de Hosken, o Diário Oficial da Câmara também trouxe, em edição extraordinária, a exoneração de nove servidores ligados ao gabinete de Armandinho. 

LEIA TAMBÉM: Veja lista de bolsonaristas golpistas presos no Distrito Federal

A assessoria do vereador preso e afastado do cargo foi procurada para comentar sobre a possível dissolução do gabinete de seu na Câmara, ainda na noite da última segunda. 

Na ocasião, por meio de nota, a equipe do parlamentar informou que o gabinete já tinha sido entregue, "dentro dos trâmites legais, bem como os previstos em regimento, sendo oficiado todos os setores responsáveis". A exoneração dos servidores, no entanto, não havia sido confirmada.

Entenda a prisão e o afastamento de Armandinho

Armandinho foi preso em 15 de dezembro do ano passado, durante operação da Polícia Federal contra suspeitos de participar de atos antidemocráticos e integrar uma milícia digital no Estado. A prisão ocorreu a mando do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

LEIA TAMBÉM: Em Brasília, Casagrande pede nova concessão para a BR 101

Já no dia 1º deste mês, atendendo a um pedido do Ministério Público Estadual (MPES), a juíza Giselle Onigkeit, responsável pelo plantão judiciário da 1ª Região, determinou o afastamento do parlamentar do cargo de vereador.

Após ser afastado do mandato parlamentar por tempo indeterminado por conta de uma ação cível, o vereador teve outro afastamento determinado pela Justiça, agora numa ação penal, também proposta pelo MP-ES.

O juiz Felipe Bertrand Sardenberg Moulin, do Plantão Judiciário, acolheu o requerimento cautelar formulado pelo MP para “determinar o imediato afastamento do requerido Armando Fontoura Borges Filho do cargo de vereador da Câmara Municipal de Vitória”, dizia a decisão, proferida no último dia 2.