Política

TRE-ES suspende realização de cadastro biométrico em Vitória neste sábado

Manutenção realizada em todo país implicará na indisponibilidade do sistema, o que tornará inviável a coleta de dados biométricos e paralisação de qualquer atendimento ao eleitor

Biometria pode aumentar tempo de eleitor na urna Foto: ​Divulgação

Não haverá atendimento para recadastramento biométrico neste sábado, 27/02, em Vitória, em razão da manutenção preventiva do banco de dados do Cadastro Nacional de Eleitores, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A manutenção implicará na indisponibilidade do sistema, o que tornará inviável a coleta de dados biométricos dos eleitores, bem como a paralisação de qualquer atendimento ao eleitor em todas as Zonas Eleitorais do país.

A partir da próxima segunda-feira (29), o atendimento da Justiça Eleitoral segue os horários habituais durante os outros dias da semana, sendo: das 09h às 18h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 10h às 18h.

Prazo

O prazo para a realização do procedimento obrigatório termina no próximo dia 31 de março. De acordo com o endereço de residência, o eleitor pode procurar atendimento na Central de Atendimento da Biometria e nos Cartórios Eleitorais localizados nos bairros de Jardim Camburi (56a ZE) e Enseada do Suá (52a ZE).

Documentos necessários

Para realizar o recadastramento biométrico é preciso apresentar documento oficial de identificação, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente).

A não regularização do documento implicará no cancelamento título de eleitor. Além disso, o cidadão não poderá votar nas próximas eleições, fica impedido de tirar passaporte, participar de licitações e se matricular em instituições de ensino públicas, entre outras restrições.

Os homens maiores de 18 anos, no caso do primeiro alistamento, devem apresentar também quitação militar. Para os maiores de 70 anos, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito de voto.