Política

Câmara de Guarapari votou favorável ao pedido de investigação a Lorenzutti

Com votação unânime, 16 vereadores presentes, sendo o presidente não votante, a Câmara de Guarapari aprovou o requerimento 494/2018 do vereador Oziel de Sousa com 15 votos

Aline Couto

Redação Folha da Cidade

Com a intenção de buscar informações e investigar possíveis irregularidades da empresa de transporte Lorenzutti, vereadores de Guarapari votaram, em sua totalidade, a favor do requerimento solicitado pelo vereador Oziel de Sousa que pede ao executivo cópias da licitação e do contrato feitos com a empresa. A votação aconteceu na 34º Sessão Ordinária de ontem (23), na Câmara Municipal de Vereadores de Guarapari, com a presença dos vereadores que compõem a Casa de Leis, exceto o parlamentar Clebinho Brambati.

Segundo Oziel, existe um possível não cumprimento do acordo firmado na licitação o que tem trazido insatisfação e transtornos aos usuários do transporte coletivo. “Os moradores estão tendo que se deslocar debaixo de Sol e chuva pela falta de ônibus e poucos horários”.

Para o vereador Marcos Grijó, se a concessão não está sendo cumprida a culpa é exclusivamente do executivo. A mesma opinião é compartilhada pelo vereador Enis Gordin. “Quem tem que fiscalizar é a prefeitura, não existe outro órgão para isso. Tem que verificar o que está certo e o que está errado”, disso Gordin.

A Câmara de Guarapari aprovou o requerimento 494/2018 do vereador Oziel de Sousa com 15 votos.

“Tem que estipular um prazo curto para que essa documentação seja entregue a nós. Se não está cumprindo o contrato, tem que se explicar o quanto antes. Cadê os micro-ônibus do centro da cidade que prometeram e até agora nada?”, relatou o vereador Dr Rogério Zannon. Já o parlamentar Denizard Zazá sugeriu que ambas as partes, prefeitura de Guarapari e empresa Lorenzutti, sejam convocadas para esclarecimentos na Casa de Leis.

De acordo com o vereador Thiago Paterlini, esse pedido já havia sido feito por ele em 2017. “Solicitei no ano passado esclarecimentos sobre o contrato da Lorenzutti e com as respostas em mãos encaminhei uma representação ao Tribunal de Contas do Espírito Santo onde já está havendo uma investigação e pessoas estão sendo ouvidas”.

Paterlini acrescentou que também solicitou cópia dos boletins diários de entrada e saída dos ônibus da garagem para saber se estão cumprindo a quantidade exata de veículos que constam no contrato, mas que ainda não obteve respostas.

“Nós vereadores temos um papel fiscalizador com a coletividade do município”, concluiu o auto do requerimento, Oziel de Sousa.