Política

Justiça Eleitoral julga candidatura de Lula à Presidência da República. Assista!

Também estão na pauta do TSE os registros das candidaturas de José Maria Eymael (Democracia Cristã) e Geraldo Alckmin (PSDB)

O julgamento do registro da candidatura do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou na pauta da sessão extraordinária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta sexta-feira (31). Na quinta-feira (30), no prazo limite, a defesa de Lula enviou manifestação ao TSE contra a impugnação do registro.

Os advogados exploram o comunicado do Comitê de Direitos Humanos da ONU, emitido no último dia 17, solicitando ao Brasil que Lula possa ser candidato nas eleições presidenciais, e argumentam que não há como julgar liminar de registro de candidatura. Para a defesa, a nota da ONU suspende a inelegibilidade do ex-presidente. 

O objetivo da ofensiva jurídica do PT é garantir a presença de Lula no horário eleitoral em rádio e televisão. Caso o plenário do TSE negue o registro do petista, a defesa do ex-presidente deve entrar, ainda nesta sexta-feira (31), com um recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal (STF).

Dentro do TSE, a avaliação é a de que as chances de vitória de Lula no julgamento desta tarde são praticamente nulas. A expectativa é a de que a sessão seja longa e avance tarde e até noite adentro, já que outros processos também serão julgados, como os registros dos candidatos Geraldo Alckmin (PSDB) e José Maria Eymael (Democracia Cristã).

* Com informações do Estadão Conteúdo

Pontos moeda